Conheça o aplicativo voltado para quem quer encontrar “rolês”em Blumenau

Aplicativo tem diversos filtros para que o usuário possa escolher a melhor opção

A chegada de um aplicativo de “rolês”, implementado recentemente em Blumenau, tem chamado a atenção dos moradores da cidade. Nomeado como “Que Barbada, a bússola do rolê”, o aplicativo, segundo os criadores, veio como uma forma de ajudar a encontrar eventos ou passeios em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

O aplicativo, que foi desenvolvido em Jaraguá do Sul, foi concretizado e licenciado por Daniel Moreira e Marcos Schneider, em Blumenau, e em menos de um mês, já tem atraído muitos estabelecimentos e consumidores interessados na proposta.

Inauguração do app em Blumenau

Os dois contam que Blumenau estava nos planejamentos do aplicativo desde o começo, por ser a capital da cerveja e por estar próxima às cidades de Joinville e Jaraguá do Sul, locais onde o aplicativo já funcionava e também por ser um local onde as pessoas circulam muito.

“Está sendo uma ótima experiência, fomos muito bem recebidos pelos empreendedores locais que também vem apoiando o nosso projeto. Já temos mais de 70 opções de gastronomia e lazer disponíveis”, explica Daniel.

Funcionamento do aplicativo de rolês

Com uma interface de fácil entendimento, o aplicativo Que Barbada, a bússola dos rolês é gratuito para os usuários e permite filtrar especificamente o que é desejado: se há promoções, música ao vivo, se permitem animais, se tem estacionamento, Wi-fi e até se o estabelecimento tem brindes de aniversário e sinuca.

É possivel até usar a função de explorar, que mostra os locais disponíveis por meio de um mapa, para permitir o usuário de ver quais estabelecimentos estão mais próximos. Além disso, há como acessar as redes sociais do local ou do evento, e até acionar uma carona, como Uber e 99. 

“Os bares, pubs, restaurantes, cafés e eventos pagam uma mensalidade para estarem no aplicativo, num valor acessível tanto para o estabelecimento mais tradicional da cidade, quanto para aquele que está começando. Já para os usuários, é gratuito e não precisa de cadastro. Nossa intenção é democratizar o marketing digital da gastronomia e lazer, atendendo as suas particularidades e com custo-benefício atraente para os empreendedores desse setor”. 

Que Barbada, a bússola do rolê

Os engenheiros Cristian Macan, de 29 anos, e Gabriel Moresco, de 27, tinham dificuldades em encontrar bons locais para aproveitar com a família ou até para fazer um happy hour com os amigos, quando moravam em Jaraguá do Sul, ou até mesmo quando viajavam para outros lugares. “A única alternativa era perguntar para o recepcionista do hotel, pois as informações no Google nem sempre estavam corretas e completas”, contam. 

 Amigos de longa data, os dois se conheceram enquanto trabalhavam em uma multinacional, e compartilhavam do sonho de empreender algum dia. Foi então que resolveram se juntar em uma jornada para criar algo que facilitasse o dia a dia das pessoas. 

O aplicativo Que Barbada, que informalmente significa conseguir algo com facilidade – o objetivo da criação, foi desenvolvido muito rapidamente. Em três meses a primeira versão do aplicativo já estava sendo lançada, em Jaraguá do Sul. Toda a produção foi feita por uma pequena equipe de cerca de cinco pessoas desenvolvendo e aprimorando tudo. 

Apresentação do aplicativo em eventos

Contudo, o começo também não foi fácil. “Perrengues passamos todos os dias, afinal isso é empreender. Os mais preocupantes foram às vezes que o aplicativo fechava sozinho, os clientes ligavam perguntando o que estava acontecendo e nem nós tínhamos a resposta. As últimas vezes que isso aconteceu, foi porque tivemos muitos acessos em um curto espaço de tempo. Esse é o tipo de problema bom de saber que está acontecendo”, explicam. 

Com o tempo, e a experiência que estão adquirindo, as coisas tem ficado mais tranquilas, a ponto de diversas memórias boas terem sido criadas. A equipe relata que há três momentos, que mesmo simples, marcaram muito, como quando receberam os primeiros pagamentos por Pix, as primeiras avaliações de pessoas que não conheciam, e claro, o feedback positivo dos clientes que participaram dos rolês.

“Esses momentos foram especiais porque significaram que essas pessoas estavam acreditando em nosso projeto e sabendo da importância do mesmo para a sociedade e para os empreendedores do segmento gastronômico. Além de ser uma demonstração que quem estava utilizando a nossa solução, estava gostando muito, e nossos clientes estavam felizes em ser nossos parceiros”, contam.

Rolês: futuro do aplicativo Que Barbada

Agora, fazendo parte de mais de sete regiões, contando duas capitais, os planos para o futuro se tornam ainda maiores. Segundo as informações da equipe, ainda em 2023, o planejamento é implementar o aplicativo Que Barbada em mais cinco cidades de Santa Catarina, e em mais três capitais do Brasil. 

Em Blumenau, a intenção é conseguir trazer o máximo de clientes e estabelecimentos possíveis para o aplicativo, para que as pessoas tenham cada vez mais opções de lazer.

“Estamos muito contentes com esse crescimento. Isso prova que nossas dores de fazer a escolha do local ideal é uma dor comum entre as pessoas. Não tem preço poder ajudar as pessoas e ouvir dos empreendedores que pessoas foram até o estabelecimento deles devido ao uso do nosso aplicativo. Estamos muito empolgados e amamos o que fazemos”, finalizam.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo