Queda de muro que matou homem em Blumenau será investigada pela Polícia Civil
Objetivo é encontrar possível responsabilidade pelo acidente
A Polícia Civil de Blumenau irá investigar a queda de um muro que causou a morte de Jorge Leandro Siqueira, de 38 anos, nesta terça-feira, 23. O acidente foi registrado na rua Vereador Romário da Conceição Badia, no bairro Itoupava Norte, durante a tempestade que caiu em Blumenau naquela noite.
O inquérito ainda será aberto e a investigação busca encontrar uma responsabilidade para o ocorrido, além da chuva. A Defesa Civil do município já esteve no local e realizou uma vistoria, que será encaminhada à Polícia Civil.
De acordo com a Defesa Civil, o muro era apenas uma “separação de áreas, e não de contenção, feito de tijolos, que fica acima do nível da rua”. Além disso, que no ano passado, nesse mesmo condomínio, mas do outro lado do terreno, houve também um outro colapso durante uma chuva, mas sem danos maiores. Naquela época, foi feita uma vistoria que não apontou indícios de problemas estruturais.
Durante a nova vistoria nesta quinta-feira, 24, os técnicos da Defesa Civil emitiram um laudo determinando que a parte do muro que restou após a queda seja demolido. Porém, antes disso, a seguradora do condomínio, assim como a Polícia Civil, precisam fazer avaliações do espaço.
A Defesa Civil ainda informou que irá auxiliar nas investigações da Polícia Civil com o levantamento do histórico de toda a obra e em qualquer outra situação necessária.
Atualmente, o trecho da via onde o muro caiu está liberado, porém, em meia pista para acesso até o mercado que existe na região. Já o trecho que ainda oferece risco segue com a pista interditado até a completa demolição.