Queijo de Pomerode é eleito o melhor da América Latina
Como você se sente ao saber que o melhor queijo da América Latina é produzido em Pomerode? O primeiro questionamento que faço para mim mesma é: “como ainda não experimentei?”
O Morro Azul, da catarinense Pomerode Alimentos, foi considerado o melhor queijo da América Latina pela organização do 35º “World Cheese Awards”, principal competição de queijos do mundo, realizada neste domingo, 29, em Trondheim, Noruega. O evento elege anualmente os melhores queijos do mundo.
Concorrendo com produtos de mais de 40 países, o queijo da Pomerode (Vermont Queijos Especiais), foi o único brasileiro a receber a medalha de Super Ouro, a mais alta da categoria, pelo segundo ano consecutivo, avaliação unânime dos jurados sobre a alta qualidade do produto. A empresa recebeu outras cinco medalhas no concurso.
A disputa envolveu mais de 4,5 mil inscritos, que foram julgados durante três dias por 264 especialistas, entre queijeiros, queijistas, professores, consultores e importadores, vindos de 38 países diferentes.
“Mais uma vez o Brasil prova que desenvolve queijos à altura dos melhores produtores europeus. Foi muito especial receber 6 medalhas em um concurso tão prestigioso, e repetir pelo segundo ano consecutivo a medalha Super Ouro que nosso queijo autoral Morro Azul recebeu”, comemora Juliano Mendes, que ao lado do irmão Bruno, capitaneia a Pomerode Alimentos, produtora dos queijos da Vermont.
“É muito especial representar o Brasil desta forma, no mais importante concurso do mundo, depois de iniciar nossa produção há apenas 6 anos”, completa Bruno.
Morro Azul
O Morro Azul foi criado aqui na Pomerode e seu nome homenageia um dos símbolos da cidade. Após passar por um processo de produção voltado para a retenção de umidade, sempre com o objetivo de conferir alta cremosidade ao queijo, ele é salgado e posteriormente envolto em uma cinta de madeira, que garante estrutura e ajuda na composição do aroma e sabor. O Morro Azul é um queijo muito suave e muito cremoso. Notas amanteigadas e lácteas são predominantes. Este queijo é livre de lactose, sem adição da enzima lactase. A lactose é eliminada naturalmente na produção de queijos maturados.
Vermont Queijo Especiais
A Vermont Queijo Especiais produz queijos de mofo branco, semiduros, fundidos, fondues, geleias 100% artesanais e méis especiais. A marca pertence à Pomerode Alimentos, adquirida pela família Mendes (criadora da cervejaria Eisenbahn, de Blumenau) em 2013, e que reformulou a linha de produtos, ampliando o portfólio, renovando a identidade visual e reforçando a distribuição.
Leia também:
1. Semanas após conflito na barragem, comunidade indígena de José Boiteux segue sem lar e com médica voluntária
2. VÍDEO – Batalhão irá investigar policiais que obrigaram pessoas em situação de rua caminharem de Itajaí a Balneário Camboriú
3. Saiba como solicitar reembolso e receber saldo não utilizado do Oktober Karte em Blumenau
4. Caminhão e carro são arrastados por queda de barreiras após fortes chuvas no Alto Vale
5. VÍDEO – Morador de Blumenau transforma casa em atração de Halloween
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: