Queimadas na Amazônia mudam cor do céu de Blumenau
Além disso, nevoeiros mais duradouros nos últimos dias podem ter sido causados por fogo que atinge floresta
O nevoeiro observado nestes últimos dois dias nas manhãs de Blumenau pode ter influência das queimadas da Amazônia. Isto porque a corrente de ar trouxe ao leste de Santa Catarina microgrânulos, um material invisível aos olhos, mas que se instala no topo da atmosfera, deixando o céu mais cinza.
As partículas, causadas por incêndios, também influenciam o tamanho das gotículas que formam os nevoeiros, deixando-as maiores. Assim, elas levam mais tempo para se dissipar, que foi justamente o que ocorreu na cidade: nevoeiros que permaneceram mais tempo que o normal na superfície.
“A concentração não era elevada, então não trouxe risco para a população”, explica a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins.
Tatiane usa o verbo no passado pois a chuva desta quinta-feira, 13, retirou da atmosfera o fenômeno. Ela ainda explica que, exceto pela cor mais escura do céu e o nevoeiro mais denso, o material não trouxe qualquer outro tipo de alteração climática a Blumenau.
A ocorrência, inclusive, é normal, já que os fluxos de ventos podem trazer materiais de qualquer outra região do país à cidade. A exceção, neste caso, foram as consequências das queimadas.