Quem é a blumenauense que criou marca própria de joias na Itália e já foi destaque na Vogue

Giselle Effting tem a própria marca de joias desde 2021

A blumenauense Giselle Effting deixou a cidade ainda adolescente. Hoje em dia, é dona de marca própria de joias em titânio na Europa e até entrevista para a Vogue já deu, justamente para falar sobre seu empreendimento.

Aos 15 anos, Giselle deixou Blumenau com destino a São Paulo, onde deu os primeiros passos como modelo. Três anos depois, aos 18, a blumenauense conseguiu o primeiro contrato da carreira com uma agência de Milão, na Itália.

“Foi uma experiência incrível ter a oportunidade de morar na Europa, tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, comenta Giselle.

Depois da Itália, ela voltou ao Brasil, mas logo conseguiu contrato com uma nova agência, agora de São Paulo, e viajou o mundo. “Fui para o México, onde fiquei 6 meses. Depois fui para a Ásia e ali criei mais raízes. Meu primeiro país asiático foi a Coreia, depois Hong Kong, onde acabei morando 11 anos. Durante esses 11 anos, também cumpri outros contratos de trabalho em alguns outros países: Singapura, Tailândia, Malásia e França”, ressalta.

Enquanto morava em Hong Kong, Giselle voltou aos estudos, se especializando em Gemologia – ciência que estuda pedras preciosas – e design de joias. Logo também começou a trabalhar em uma das marcas mais importantes da região, porém, como estagiária. Segundo a blumenauense, isso foi um grande desafio, pois quando começou o estágio já tinha 27 anos. No entanto, logo acabaria sendo efetivada como designer de joias da empresa, onde ficou por três anos.

Depois disso, ela voltou a Itália, agora para viver em Florença. Lá ela fez um Bacharelado em Belas Artes com ênfase em joias na Alchimia. “Aprendi toda a parte de ourivesaria e design conceitual”.

Divulgação

Gi by Giselle Effting: início da própria marca

Com isso, Giselle deu um passo corajoso e lançou a própria marca de joias, a Gi by Giselle Effting Jewelry, em 2021. “No começo foi difícil, pois uma coisa é trabalhar para uma empresa importante e outra é começar tudo do zero sozinha, especialmente em um país estrangeiro”, comenta.

A blumenauense ressalta que a marca tem um conceito que reflete a própria experiência de vida. “Faço joias inspiradas nas formas do corpo, com foco nas partes menos exploradas. Realizei uma longa pesquisa sobre o assunto, e vocês podem ver o reflexo dela na minha coleção de joias”.

O ateliê de Giselle fica em Florença e todas as joias são feitas a mão. Ela relata que quando a forma da joia está pronta, o material é escaneado em 3D e posteriormente transferido ao CAD (Design assistido por computador), “garantindo que todas as formas sejam super ergonômicas, com o toque das joias feitas à mão. Esse é o meu estilo de criar”. Depois disso, as peças são impressas em titânio ou fundidas em ouro.

As vendas das joias das marcas acontecem por meio do site da Gi by Giselle, ou em feiras e eventos privados que acontecem na Europa. “É super recompensador ver o meu sonho se tornar realidade pelos frutos dos meus esforços”.

Em 2021, a Vogue Itália e Vogue Brasil publicaram reportagens sobre a marca da blumenauense. “Quando eu era modelo, sempre vi a Vogue como a revista mais prestigiada onde todas as modelos desejavam ter sua foto publicada. Ter saído como designer de joias foi uma conquista pessoal imensa”.

Leia também:
1. GALERIA – Com nova identidade visual, Oktoberfest Blumenau licencia marca e terá itens oficiais à venda
2. Colisão grave entre motos causa duas mortes em Blumenau
3. Carreta fica pendurada em ponte na BR-470, no Médio Vale do Itajaí
4. VÍDEO – “Tomei umas cachaças”: vereador confessa estar alcoolizado durante sessão em SC
5. Afonso Padilha retorna para Blumenau para mais dois shows; saiba como comprar ingressos


Veja agora mesmo!

Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo