Quem é a nova desembargadora do TJ-SC nomeada pelo governador Jorginho Mello

Ela iniciou a trajetória no Ministério Público de Santa Catarina em Blumenau, em 1988

A procuradora de Justiça Gladys Afonso foi nomeada pelo governador Jorginho Mello nesta segunda-feira, 25, como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), na vaga do quinto constitucional recentemente aberta com a aposentadoria do desembargador Raulino Brüning – ele também era oriundo do Ministério Público.

“Essa escolha reflete o reconhecimento pelo brilhante trabalho e pela carreira de uma mulher que dedicou grande parte de sua vida à causa pública, atuando como promotora e procuradora de Justiça”, justificou o governador. Ele desejou que a atuação de Gladys seja marcada pela dedicação e excelência, de forma a contribuir para o Poder Judiciário e o Estado de Santa Catarina.

Por fim, o chefe do Executivo reconheceu também a trajetória exemplar dos procuradores Alexandre Graziotin e Monika Pabst, os dois outros integrantes da lista tríplice formada pelo Pleno do TJ-SC, que “honram Santa Catarina com o trabalho que realizam”. A procuradora nomeada foi a segunda mais votada na eleição do TJ-SC, realizada no último dia 18 de novembro. O TJ deve definir sua posse nos próximos dias.

Quem é a nova desembargadora

Gladys ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) em agosto de 1988, iniciando sua trajetória como promotora de Justiça substituta na comarca de Blumenau. Promovida, foi titular nas comarcas de Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Araranguá, Joaçaba e Capital. Em 2004 ingressou no segundo grau, iniciando sua atuação como procuradora de Justiça.

No MP-SC, acumulou experiência como assessora do procurador-geral de Justiça, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, subcorregedora-geral, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, corregedora-geral do Ministério Público, coordenadora de Recursos Cíveis e subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos.

Foi também presidente do Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados e do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Ministério Público. Integrou bancas de concurso para a carreira do MP. Atualmente, atua na Procuradoria Civil Difusa, é integrante eleita do Órgão Especial e conselheira do Conselho Superior do Ministério Público.

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ministrou aulas na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Escola Superior do MP-SC.

Leia também:
1. Saiba quem é o novo presidente da Plasvale, empresa de Gaspar gigante no mercado de plásticos
2. Jovem de Ituporanga morre em acidente de trânsito na Itália e família pede ajuda para trazer cinzas da vítima
3. Homicídio em Blumenau: vítima é identificada; suspeito disparou cinco vezes nas costas de ex-companheira na frente da filha
4. Blumenauense ganha dois Prêmios Jabuti de literatura infantil, maior premiação literária nacional
5. Morro do Aipim, em Blumenau, fica interditado para etapa de pavimentação em dois trechos


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo