Quem é o fisiculturista blumenauense de 52 anos que foi destaque no México

Marcello Koch é o último campeão brasileiro de fisiculturismo na categoria Master 50

Marcello Koch, de 52 anos, é um blumenauense que vem se destacando no cenário do fisiculturismo brasileiro. O fisiculturista conquistou a sétima posição no Mister Universo, na categoria Master 50 – para atletas entre 50 e 59 anos -, que aconteceu no México no começo de julho.

Além disso, Marcello é o último campeão brasileiro de fisiculturismo na categoria, e suas ambições o levam a buscar o título profissional em um palco global.

Início da paixão

O fisiculturista começou a se apaixonar pelo esporte aos 14 anos, quando assistia na TV seus ídolos Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, os quais admirava por sua imponente forma física.

A trajetória de Marcello Koch no fisiculturismo não foi isenta de desafios. Ainda em sua adolescência, enfrentou um reumatismo ósseo, mas foi a musculação que o ajudou a superar a doença e fortalecer não apenas seus músculos, mas também sua estrutura óssea.

O incentivo e a inspiração de seus ídolos o impulsionaram a entrar em uma academia e, a partir daí, sua paixão pelo esporte só cresceu.

Primeira competição e o desafio

Em 2008, Marcello subiu pela primeira vez ao palco para competir, em Curitiba, e desde então, não parou mais. Porém, antes dessa estreia em competições, ele teve um outro grande desafio quando perdeu a casa e a grande maioria dos bens materiais na catástrofe de 2008, em Blumenau.

“Fui morar de favor, eu nem ia mais competir, mas minha esposa me incentivou e mesmo assim fui. Fui sozinho de ônibus no meu primeiro campeonato em Curitiba e acabei ficando no segundo lugar”, comenta Marcello.

Ele ainda ressalta que quando os organizadores da competição souberam do ocorrido, o entregaram uma placa de honra e mérito. “O mais emocionante é que se eu não tivesse ido nesse campeonato, talvez eu não estaria onde eu estou hoje. Voltei de lá com muita garra, muita força, muita fé e reconquistei tudo de novo”.

Hoje, segundo Marcello, ele é o único atleta brasileiro na faixa dos 52 anos ativo. O fisiculturista participou do Mr Universo, onde enfrentou atletas de 19 países. Apesar dos obstáculos enfrentados, incluindo problemas para conseguir o visto, o que acarretou com problemas também na alimentação, descanso, treinamento e a pressão psicológica de uma competição internacional, Marcello mostrou resiliência e garra, alcançando a sétima colocação.

Próximos desafios

Olhando para o futuro, Marcello já está focado em seus próximos passos e torneios. Ele se encontra em preparação para um campeonato em São Paulo, que acontece daqui um mês, onde buscará o tão desejado título de “procard”.

Conquistar essa honraria significaria a profissionalização no esporte, e ele teria a oportunidade de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Fisiculturismo na Alemanha, em 2024.


Assista agora mesmo!

Veja o antes e depois de moradora de Blumenau após transformação completa no visual:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo