Quem é o piloto blumenauense que participará de competição internacional de automobilismo

Bruno Bär competirá na categoria Auto Slalom, na Espanha

O piloto blumenauense Bruno Bär, participará da competição internacional de automobilismo FIA Motorsport Games, na cidade de Valência, na Espanha, que ocorre nesta semana, de 23 a 27 de outubro.

Ele competirá na modalidade Auto Slalom, que consiste em uma prova de perícia onde cada piloto precisa fazer um percurso no menor tempo possível sem derrubar os obstáculos. Ele formará dupla com a curitibana Kaká Magno. Juntos, eles buscarão o ouro para o Brasil.

“A gente sempre busca o ouro, né? Mas só de estar participando eu tô muito feliz, vai ser uma experiência incrível, de estar lá junto com outros pilotos representando o Brasil, é uma sensação que eu nunca presenciei e nunca pude viver ainda essa questão do patriotismo, de estar levando a bandeira do Brasil. Isso está sendo muito diferente para mim. É realmente uma experiência muito incrível”, compartilha.

Ao longo dos quatro dias de competição, enquanto não estiver na pista, Bruno detalha que o plano é vivenciar o evento como um todo, assistindo colegas e provas de diversas categorias. “No momento que eu estiver livre eu vou acompanhar os outros pilotos. Uma das coisas que eu também vou fazer é justamente trazer para o meu Instagram esse conteúdo, da participação dos outros brasileiros.”

Com mais 1,5 milhão de inscritos em seu canal no YouTube e mais de 654 mil seguidores no Instagram, o atleta de 33 anos usa as redes sociais como forma de compartilhar a sua trajetória e experiência no esporte.

Paixão pelo esporte

Tudo começou em 2017, quando ele se interessou pela área de automobilismo e treinava em galpões e estacionamento. A sua especialidade é a categoria Drift, na qual ele iria competir no evento, mas devido ao seu carro não ficar pronto a tempo, optou por não participar. Mas, a vaga no Auto Slalom apareceu e Bruno imediatamente topou.

O amor pelo automobilismo, e pelo Drift, surgiu pela internet, conta o atleta. Além da influência de filmes, como Velozes e Furiosos. O contato com o esporte pessoalmente foi emocionante, em um evento no Paraná. “Foi muito impactante a sensação de ver o Drift de perto, e a partir daquele dia, eu decidi que era isso que eu queria fazer para minha vida, porque é algo muito contagiante.”

Desde então, Bruno dedica sua vida ao esporte, que é sua profissão, alternando competições e criação de conteúdo para as redes sociais, com quem possui uma conexão de carinho e torcida. “É muito gostoso o carinho do público. E um dos motivos que eu vou seguido para Portugal é justamente porque existe uma base de fãs muito grande lá”, afirma.

Para o futuro, os planos são finalizar seu carro, que está sendo montado atualmente em Portugal, e seguir marcando presença em eventos internacionais, e principalmente, na categoria Drift, sua grande paixão.

Bruno Bär/Divulgação

“É um esporte bastante apelativo, visualmente falando, é muito gostoso de assistir, gera uma adrenalina, uma sensação assim de velocidade”, declara Bruno.

Quanto à quem quer ter uma vida nesse esporte, ele salienta que o investimento financeiro inicial é alto e apesar de “parecer que é só entrar no carro e acelerar”, é preciso muito estudo e dedicação. “O conselho que eu dou para todo mundo que quer ser piloto é estudar e trabalhar muito porque o automobilismo é um esporte muito caro.”

“Nenhuma empresa vai acreditar nos seus sonhos sem você demonstrar que é capaz, então inicialmente, obrigatoriamente, o piloto vai precisar comprar o carro, o equipamento e isso exige muito esforço financeiro. É preciso estudar e trabalhar muito para você conquistar uma estabilidade”, completa.

Apesar das dificuldades, Bruno avalia que o esporte, especialmente o Drift, tem crescido ao longo dos últimos anos, e que seu trabalho como criador de conteúdo ajuda na divulgação e no reconhecimento no Brasil e no mundo.

“A gente vê que está se tornando uma categoria de fato profissional em muitos países, como Estados Unidos e nos da Europa, e no Brasil falta um pouco ainda, mas a gente vê que tá indo para o caminho certo, então com certeza o apoio do público foi muito importante”, destaca.


Veja agora mesmo!

Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo