X
X

Buscar

Quem é Valda Stange, CEO da TopMed e primeira homenageada do Mulheres que Inspiram 2024

Quarta edição do projeto que é iniciativa da Contax Contabilidades e Planejamento Tributário traz histórias de mulheres empreendedoras do Vale do Itajaí

Em sua quarta edição, o projeto Mulheres que Inspiram 2024, idealizado pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação, traz mais uma seleção de nomes que demonstram a força da representatividade, com o objetivo de homenagear e inspirar todas as mulheres.  

Durante esse mês de março, serão compartilhadas histórias de empreendedoras de Blumenau e região nas mais diversas áreas. Histórias de mulheres que têm uma caminhada exemplar e inspiradora e que por meio do seu trabalho fizeram e fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Para iniciar essa série de entrevistas, Valda Stange, CEO da TopMed Saúde Digital, conta um pouco de sua trajetória. 

Graduada em Ciências da Computação, MBA em Gestão Empresarial e em Smart Cities, e conselheira pelo IBGC, Valda está à frente da liderança na TopMed com a missão de expandir e promover o acesso à saúde por meio da tecnologia. A empresa, com DNA digital desde sua fundação, completa 17 anos em 2024, destacando-se como pioneira em telemedicina e saúde digital no Brasil.

Valda compartilha que a TopMed sempre acreditou no impacto transformador da saúde digital na vida das pessoas. “Unimos tecnologia e saúde, buscando quebrar barreiras e tabus, oferecendo possibilidades inovadoras, que sempre exigiram dedicação, conhecimento e investimentos para conectar-se às necessidades das pessoas”, afirma. 

Desafios, Oportunidades e reconhecimentos

Ao longo de sua carreira como líder, Valda enfrentou desafios inerentes em um mercado altamente competitivo e dinâmico. “A resiliência e determinação foram importantes aliadas que transformaram cada revés em aprendizado e fortalecimento”, conta. 

A TopMed, reconhecida como a maior player do setor na região Sul, recebeu dois importantes prêmios em 2023: o Prêmio InovaCidade, destacando sua contribuição no segmento Cidades inteligentes, e o Prêmio Líderes, na categoria Inovação Corporativa e Transformação Digital. “Esses reconhecimentos refletem o impacto significativo da TopMed na área de saúde digital”, relatou. 

TopMed: Liderança feminina e diversidade

Atualmente, a TopMed conta com uma equipe composta por 84% de mulheres, ocupando diversas posições, incluindo cargos de gestão. Valda, que cresceu em uma família predominantemente feminina, destaca o orgulho ao liderar uma equipe majoritariamente composta por mulheres. “A empresa valoriza a diversidade e busca promover a equidade de gênero no ambiente corporativo sempre”, conta. 

“No último ano, a TopMed registrou um crescimento de mais de 200% no número de atendimentos realizados, superando as  projeções”, informou. Valda também revela que a empresa está investindo em parcerias estratégicas e na expansão de sua presença no segmento. “Estamos implantando novos serviços com utilização de IA e a telemedicina veterinária, o que amplia a nossa busca constante por inovação. Acredito firmemente que a saúde digital continuará desempenhando um papel indispensável na transformação do acesso e da qualidade dos cuidados de saúde no Brasil”, destaca. 

Mulheres à frente dos negócios

Em uma reflexão sobre o crescimento da presença feminina em cargos de CEO no Brasil, Valda destaca a evolução positiva nos últimos anos. “Como CEO vejo não apenas uma mudança cultural, mas a competência das mulheres em cargos de liderança, contribuindo diariamente para o sucesso e a estrategia das empresas. A equidade de gênero, por exemplo,  não é apenas um objetivo ético, mas também um imperativo estratégico para empresas que buscam inovação, criatividade e excelência”, conta. 

Questionada sobre os desafios enfrentados por mulheres em situação de vulnerabilidade no Brasil, Valda propõe uma abordagem multifacetada. “É importante fortalecer o sistema educacional, aplicar rigorosamente as leis existentes, proporcionar apoio comunitário e promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. A promoção da independência financeira das mulheres, por exemplo, contribui significativamente para reduzir a vulnerabilidade à violência doméstica”,  comenta. 

E o futuro, o que esperar dele?

Como CEO de uma HealthTech, Valda vislumbra um futuro onde a saúde digital seja integrada e centrada no paciente, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica. “É importante uma abordagem holística, valorizando não apenas a saúde física, mas também a mental, promovendo a educação para a saúde e incentivando a participação ativa dos pacientes em seu próprio bem-estar”, conta. 

Em um cenário onde a tecnologia serve como ferramenta para melhorar vidas, Valda Stange é uma líder que ilumina o caminho para um futuro mais acessível, eficiente e humano na saúde brasileira. Um grande exemplo de mulher empreendedora! 

Leia também:
1. Mega-Sena: apostador de Blumenau ganha sozinho prêmio de mais de R$ 18 mil
2. Blumenau decreta situação de emergência devido à dengue
3. Feira de adoção de cães acontece neste final de semana em shopping de Blumenau
4. Saiba quando acontecerá Marcha para Jesus em Blumenau neste ano
5. Eventos de Dia das Mulheres, Festival da Cerveja e rapper Nog: saiba como curtir o fim de semana em Blumenau e região


Veja agora mesmo!

Confira os diferentes sabores de cerveja encontrados no Festival Brasileiro da Cerveja: