Capa: Musicista, regente, professor e compositor nascido em Pomerode, Andreas Von Der Heyde, antes de partir em 2018, tocava no Cafehaus, em Blumenau.

O musicista, regente e compositor do século XXI, Andreas Von Der Heyde, foi descendente de uma das primeiras famílias que chegaram à região (década de 1840), antes mesmo da chegada de Hermann Blumenau. Foi descendente do pioneiro Pedro Wagner, filho de Georg Wagner.

Sua mãe, Ingrid Von Der Heyde (solteira Friedrich – nascida na Alemanha) – era filha de Mathilde (solteira – Kaestner), filha de Clara Wagner – filha de Peter Wagner. Andreas era tataraneto do pioneiro Wagner – membro, também, de uma das primeiras famílias de imigrantes alemães que chegaram em São Pedro de Alcântara – na grande Florianópolis.

Informações de genealogia no Site Family Search.
No centro – Mathilde – neta de Pedro Wagner e avó de Andreas Von Der Heyde.
No destaque, Andreas Von der Heyde, Pomerode SC.
Com o pai Franz e sua irmã.

Von der Heyde nasceu na cidade de Pomerode (parte do antigo território da Colônia Blumenau) em 21 de julho de 1965, filho de Ingrid (Solteira Friedrich – *1940) e Franz Von Der Heyde (1933 – 2000). Quando faleceu, residia na cidade de Timbó  – Heimat de seu pai – e estava fazendo música em Blumenau – fazia até mesmo, música dos antepassados, pois era um erudito eclético, que tocava a música do mundo.
Ingrid, sua mãe, era filha de Georg Friedrich (1905– -) e de Mathilde Kaestner (1914 – 2008).

No colo da mãe Ingrid, ao lado da irmã Simone – 1968.

Andreas Von Der Heyde começou a estudar música no Colégio Santo Antônio – cidade de Blumenau, quando tinha 6 para 7 anos de idade. Seu primeiro professor foi Daniel Krepski. Este era primo de Andreas e também descendente da família de Peter Wagner. Lembramos que sua mãe, Ingrid Von Der Heyde era bisneta do pioneiro Peter Wagner.

Com as irmãs Simone e Sabine – encontrando ovinhos de páscoa no jardim de sua casa – Ano 1975.

Andreas – 15 anos – Abertura de um evento.

Segundo Ingrid von Der Heyde, Andreas sempre tinha muita facilidade quando o assunto era música. Seu primeiro instrumento musical foi um violão clássico, que ganhou de presente do pai, quando tinha 15 anos de idade. Teve suas primeiras aulas de violão com o professor Rufino Regis.

Na área das artes também frequentou o curso de Belas Artes – na UDESC – Florianópolis SC.

O Andreas Von Der Heyde com 17 anos tocando em uma Vernissage de arte.
Exposição de arte individual de Ingrid Von Der Heyde – Pomerode – Ano 1988.

Andreas participou, direta e indiretamente, da formação de vários músicos da região do Vale do Itajaí, sendo lembrado por sua disciplina e a busca do perfeito, quando o assunto era música.

Foi um dos fundadores de um Coro Masculino, em Pomerode, que logo no início, contou com 18 cantores – em 4 vozes. Também foi um dos fundadores de uma banda de rock, na cidade de Pomerode. Isso aconteceu em 1986, quando iniciou a banda de rock alemão: Adler’s Band. Apresentaram-se em São Paulo, Domingos Martins e outras cidades de regiões do país.

Com a Adler’s Band.
Com a Adler’s Band – se apresentando em São Paulo.

De acordo com as palavras de Andreas Von Der Heyde em um trabalho seu, Adler’s Band foi a primeira e a única banda de Rock alemão no Brasil.

Com ela, fizeram inúmeras apresentações. Seu amigo Wilson Hafemann falou sobre esse tempo em uma entrevista nossa.

Banda formada por Andreas Von Der Heide – Adler’s Band – quando davam entrevista para Revista Veja – Residência da família Bubeck. Wilson Hafemann (vocalista da banda) comenta sobre esse tempo em seu depoimento no segundo vídeo abaixo – Acervo Ingrind Von Der Heyde.
Adler’s Band – 1984 – com Wilson Hafemann (vocalista da banda).
Banda formada por Andreas Von Der Heide – Adler’s Band – quando davam entrevista para Revista Veja – Residência da família Bubeck. Wilson Hafemann (vocalista da banda) comenta sobre esse tempo em seu depoimento no segundo vídeo abaixo.

Anos 2000 – tempo do conjunto Konzertsaal Musik com Gilson Padaratz e Roberto Maske – formavam um trio.

Andreas Von Der Heyde e Roberto Maske.

Conversamos com dois músicos que trabalharam com Andreas Von Der Heyde em dois tempos distintos – um tempo atrás e, no momento presente – Wilson Hafemann e Geraldo Bispo, respectivamente.

Wilson Hafemann – junto com Andreas Von Der Heyde fundou a Adler’s Band na década de 1980 – o mesmo nome está sendo usado por uma outra banda de Jaraguá do Sul.
Com os amigos Márcio Luiz Gessner e Geraldo Bispo – no seu último dia de trabalho no Cafehaus – 24 de março.

Em 3 de abril de 2018, por volta de 14h30, faleceu Andreas von Der Heyde.
Fizemos registros inéditos de sua apresentação, e talvez os últimos de sua vida, quando se apresentava no Cafehaus – na cidade de Blumenau, no mesmo ano.
Andreas von Der Hey estava com 52 anos de idade. Conversamos por telefone com sua mãe, Ingrid Von Der Heyde, e fomos conhecendo sua vida profissional e sua relação com a música. Ingrid Von der Heyde, nos entregou alguns dos trabalhos dele, gravados.

Wilson Hafemann fala um pouco Andreas e sobre a banda Adler’s Band.

Parte da identidade cultural da região. Grande sinapse!

Andreas e Ingrid Von Der Heyde.

Manuseando o CD de seu último trabalho, para compreender os desígnios, encontramos essa mensagem de sua autoria muito bem guardada na parte interna do encarte. Disserta sobre a música.

“Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal como a recebemos:
Numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza.
Oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo. Pode ser o exemplo único do que poderia ter sido – se não tivesse havido a invenção da linguagem, a formação das palavras, a análise das ideias – a comunicação das almas. É celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima de sua condição.
Oferece às paixões o meio de obter prazer delas.
É o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos.
A melodia é a vida sensível da poesia.
Exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.
Enfim…
A   m ú s i c a   é   a   v o z   d o   i n f i n i t o.”
Andreas Von Der Heyde

Registro do encontro com Andreas Von Der Heyde, no Cafehaus, Blumenau, em 5 de fevereiro de 2018, que seria sua última apresentação.

Após tocar a canção – La Comparsita – estava emocionado com lágrimas. Disse-nos que “a música desperta os sentimentos”.

No dia de sua última apresentação – Blumenau – ele autografou seu CD, deixando-o para a prosperidade.

“Sou músico com formação erudita, violinista, regente de corais, tecladista, baixista e guitarrista. Comecei meus estudos com 9 anos de idade e atualmente trabalho profissionalmente no ramo de produção e educação musical. Andreas Von Der Heyde – Ano de 2011.

Amostra de alguns  Trabalhos de von Der Heyde

Natal

Inspiration

Reflexões

Harmony

Ainda, em abril de 2018, Andreas Von der Heyde participaria da Semana de Língua Alemã na Casa de Cultura Alemã – UFC – de Fortaleza CE, onde, também trabalhou.

Casa de Cultura Alemã – UFC – de Fortaleza CE.
Casa de Cultura Alemã – UFC – de Fortaleza CE.

Andreas Von Der Heyde foi velado na Igreja Luterana de Pomerode Centro – Igreja da Paz e sepultado em 4 de abril de 2018 – às 17h00 – no Cemitério Municipal de sua cidade natal – Pomerode SC.

Sua família – mãe e irmãs Simone e Sabine Von Der Heyde.

Dois Momentos

Um registro para História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Referências

  • RENAUX, Maria Luiza. Vida de Pedro Wagner: uma faceta do Império no Vale do Itajaí. Blumenau : Edifurb, 2000. – 118 p. :il.
  • WITTMANN, Angelina. Carl Franz Albert Hoepcke – Uma personalidade da História Catarinense. 11 de dezembro de 2014. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2014/12/carl-hoepcke-um-personalidade-da.html . Acesso em: 16 de novembro de 2021 – 23:47h.
Para ler mais, clicar sobre: