Quem são os candidatos a presidente da República nas eleições 2018
Confira os 13 candidatos definidos pelas convenções partidárias
Com fim do prazo previsto na legislação eleitoral para definição dos candidatos que pretendem concorrer às eleições de outubro, 13 candidatos e seus vices confirmaram que vão disputar a Presidência da República. Segundo a legislação, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações têm de ser oficializadas até esta segunda-feira, 6, na Justiça Eleitoral.
A partir de agora, as legendas poderão registrar candidatos à Presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo termina no dia 15 de agosto, às 19h. Em seguida, caberá ao Ministério Público Eleitoral (MPE), qualquer candidato, partido político ou coligação pedir a impugnação do registro do adversário político.
A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês. O primeiro turno do pleito será realizado dia 7 de outubro, e segundo, em 28 de outubro.
Manoela D’Ávila desiste
Uma mudança de última hora reduziu o número de candidaturas de 14 para 13. Manuela D’Ávila (PCdoB) abriu mão da candidatura à Presidência na expectativa de ser indicada candidata a vice na chapa do PT.
Por enquanto, o candidato petista indicado em convenção é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, com a probabilidade de ele ser impugnado pela Justiça Eleitoral, uma vez que foi condenado em segunda instância e cumpre pena em regime fechado, Fernando Haddad deve assumir a candidatura a presidente (hoje ele é o vice), abrindo espaço para Manuela.
Os candidatos anunciados
Álvaro Dias (Podemos)
Paulo Rabello de Castro (PSC)
Cabo Daciolo (Patriotas)
Vice: Suelene Balduino Nascimento (Patriotas)
Ciro Gomes (PDT)
Vice: Katia Abreu (PDT)
Geraldo Alckmin (PSDB)
Vice: Ana Amélia (PP)
Guilherme Boulos (PSOL)
Vice: Sônia Guajajara (PSOL)
Henrique Meirelles (MDB)
Vice: Germano Rigotto (MDB)
Jair Bolsonaro (PSL)
Vice: General Hamilton Mourão (PRTB)
João Amoêdo (Novo)
Vice: Christian Lohbauer (Novo)
João Goulart Filho (PPL)
Vice: Léo Alves (PPL)
José Maria Eymael (DC)
Vice: Helvio Costa (DC)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Vice: Fernando Haddad (PT)
Manuela D’ Ávila (PCdoB)
Vice: Adilson Araújo (PCdoB)
Marina Silva (Rede)
Vice: Eduardo Jorge (PV)
Vera Lúcia (PSTU)
vice: Hertz Dias (PSTU)