Quem são os 18 escritores de Santa Catarina na programação do Flipomerode 2024
Festival terá participação dobrada de catarinenses na segunda edição, de 11 a 15 de setembro em Pomerode
Além de trazer à Santa Catarina autores de best sellers do Brasil e da Alemanha, o 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) será palco para a literatura produzida no estado. Ao todo, 18 escritores, professores e contadores de história catarinenses ou residentes em SC vão debater, mediar painéis, contar histórias e lançar seus livros durante o evento. O número representa o dobro da edição de 2023.
A lista de catarinenses foi quase toda renovada em relação ao ano passado. Uma amostra da força e da diversidade da produção literária estadual. Entre os convidados de 2024 estão nomes consagrados, como Godofredo de Oliveira Neto, da Academia Brasileira de Letras (ABL); e escritores finalistas de prêmios nacionais, a exemplo de Daniela Stoll e André Timm.
Entre os destaques da programação está o painel “Formas de voltar pra casa: escrituras catarinas”, no domingo, 15, às 14h. Nele autores do estado refletirão sobre seus processos criativos, obras e suas relações com o território. No mesmo dia, às 17h30, três poetas catarinenses falarão sobre: “Vertigem: prosa & poesia catarina”.
SC no Flipomerode 2024
A lista completa de representantes de SC no Flipomerode 2024 conta com: Alencar Schueroff, André Timm, Caléu Nilson de Moraes, Cristiano Moreira, Daniel Martineshen, Daniela Stoll, Didiê Kinsey, Dirce Waltrick do Amarante, Fernando Boppré, Gelson Bini, Godofredo de Oliveira Neto, Izabela Drozdowska-Broering, Katherine Funke, Marcelo Lotufo, Marcio Markendorf, Markus Weininger, Patrícia Galelli e Telma Scherer.
Literatura de Pomerode
Em paralelo à programação oficial, o Flipomerode 2024 também abrirá espaço à Câmara Literária de Pomerode (CLIP), que promoverá autores locais e suas obras em sessões especiais e contações de histórias. No sábado, 14, às 17h, será entregue o Troféu Neida Rocha.
Feira de Editores Independentes
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Flipomerode 2024 promove a primeira Feira de Editores Independentes, um espaço em que 10 editoras vão expor autores e obras dentro do espaço do festival. São elas: Papel do Mato/Papa Terra, Micronotas, Gato Leitor, Editora Humana, Edições Jabuticaba, Traços & Capturas, Telos Editora, Butecanis Editora Cabocla, Danúbio e Editora Salto Grande/Kant/Ronin.
Franz Kafka
O autor homenageado do 2º Flipomerode é Franz Kafka, autor de clássicos como “O Castelo”, “O Veredicto” e “A Metamorfose”. Em 2024, ano do centenário de morte de Kafka, a obra do escritor está sendo celebrada em todo o mundo.
O festival trará pela primeira vez ao Brasil o biógrafo alemão de Kafka, Reiner Stach, autor de um livro em três volumes sobre vida e obra do escritor. Outra atração internacional inédita no país é a autora de livros infantis Susanne Strasser, que já vendeu mais de 164 mil exemplares no Brasil.
Entre as atrações nacionais do evento estão escritores premiados pela crítica e admirados pelo público. Casos de Aline Bei, Natalia Timermann, Bernardo Carvalho, Joca Reiners Terron, Ricardo Aleixo e Estrela Ruiz Leminski.
Flipomerode 2024
O 2º Festival Literário Internacional de Pomerode (Flipomerode) é um projeto cultural realizado pela Associação Empresarial de Pomerode (Acip), por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Flipomerode conta com o apoio da SCAR – Centro Cultural, Goethe-Institut, Centro Austríaco, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Câmara Literária de Pomerode (CLiP), e o incentivo de Kyly, Menegotti, Netzsch, Havan, Nugali, Agricopel, Lamitec, Mercotoys, Ekonova, Live!, Weiku, Grupo Calesita, Impressora Mayer, All4labels, Karsten, Maral e Damenny.
A reserva de ingressos e mais informações sobre o Flipomerode estão no site do festival.
Leia também:
1. URGENTE – Assassino da creche Cantinho Bom Pastor é condenado a prisão; veja a pena
2. GRAVE: Polícia encontra carro com corpos carbonizados em Ibirama; vítimas podem ser mãe e filhos que estavam desaparecidos
3. FOTOS – Como foi a cerimônia de abertura da exposição Sabores de Blumenau, no Norte Shopping
4. Escolas municipais tiveram melhor desempenho em Blumenau, segundo índice do Ideb
5. “Capaz de entender o que faz”: veja tudo que aconteceu durante a tarde no julgamento do assassino da creche Cantinho Bom Pastor
Veja agora mesmo!
DISPONÍVEL EM 2 DE SETEMBRO: conheça a história de cinco pratos autênticos de Blumenau: