Quem são os bombeiros de Blumenau e região que prestam apoio ao RS
Quatro equipes de bombeiros de SC já foram encaminhados para prestar apoio à tragédia do RS
Nesta segunda-feira, 20, mais um revezamento das equipes da Força-Tarefa foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em apoio ao Rio Grande do Sul. O foco será em Intervenções em Áreas Deslizadas (IAD) e Busca e Resgate com Cães. Até o momento, as equipes conseguiram salvar 3.024 pessoas, 550 animais e localizaram 19 vítimas, sendo três encontradas devido ao trabalho dos binômios, dupla de bombeiro militar e cão de busca.
O capitão Fillipi Thiago Pamplona, comandante da Força Tarefa, afirma que as equipes tiveram bons resultados diante do cenário complexo e da grande proporção do desastre no estado gaúcho.
“Aos poucos, o estado vai se restabelecer, a vida vai voltar ao normal, mas a população local vai carregar pra sempre a cicatriz que as quatro enchentes deixaram na região nos últimos oito meses”, reflete o capitão.
“É a segunda vez que sou enviado ao Vale do Taquari para comandar operações de resgate naquela localidade. Infelizmente, desta vez, o cenário de destruição é ainda maior que em setembro de 2023”, relata Pamplona.
“Tivemos uma dificuldade bem maior para chegar aos locais das ocorrências, pois muitas pontes foram destruídas e várias estradas ainda estavam interrompidas por deslizamentos e quedas de barreiras.”
Quarta e atual equipe de bombeiros
Nesta nova equipe enviada ao RS, terá 12 bombeiros militares, dois cães de busca, seis viaturas 4×4, um caminhão, uma mini-escavadeira e equipamentos para Intervenção em Áreas Deslizadas (IAD). As equipes sairão das cidades de Chapecó, São Miguel do Oeste, Blumenau e Rio do Sul e seguirão para Cruzeiro do Sul para buscas por desaparecidos.
Quatro levas de bombeiros militares de toda Santa Catarina já foram encaminhados para prestar apoio à tragédia do Rio Grande do Sul. 15 dos 16 bombeiros militares pertencentes à Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) estavam presentes, “o que demonstra a confiança da corporação nos profissionais do Médio Vale do Itajaí quando se fala em atendimentos a ocorrências com deslizamentos de terra”, afirma o batalhão.
Atuação das equipes
O CBMSC confirmou que, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul precisarem de apoio, irão continuar a prestar ajuda e enviar equipes de busca e resgate. As ações das equipes se concentraram no Vale do Taquari, nos municípios de Lajeado, Encantado, Roca Sales, Capitão, Muçum, Travesseiro e Cruzeiro do Sul.
De acordo com o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, todos os bombeiros fazem parte da Força-Tarefa. Além disso, a maioria possui curso de Intervenção em Áreas Deslizadas, que especializa o resgatista a trabalhar com eficiência e segurança em ocorrências de deslizamento de terra.
Conheça os bombeiros de SC que atuaram no RS
1ª Equipe:
- Cabo Fernando Moraes Felisbino (Blumenau)
- Cabo Juliano Carlos Cidral (Blumenau)
- Soldado Maria Júlia Reinert (Timbó)
- Soldado Jorge Lucas Teixeira (Benedito Novo)
2ª Equipe:
- Capitão Fillipi Thiago Pamplona (Blumenau)
- 2º Sargento Jacques Douglas Romão + cão Bravo (Blumenau)
- Cabo Rodrigo Tiago Retke (Blumenau)
- Cabo Elton Imthurm (Timbó)
- Cabo Marconde Mendes da Silva (Blumenau)
- Soldado Luiz Eduardo Moraes Casagrande (Blumenau)
- Soldado Patrick Takeshi Drude (Blumenau)
- Soldado Renan Vieira da Silva (Gaspar)
3ª Equipe:
- 3º Sargento Carlos Alexandre de Souza + cadela Zaara (Guabiruba)
4ª Equipe:
- 1º Tenente Darlan Margotti Modolon (Gaspar)
- 2º Sargento Jacques Douglas Romão + cão Bravo (Blumenau)
- Soldado Lucas Benner da Cunha (Botuverá)
Recursos usados até o momento:
- 135 bombeiros militares
- 11 cães de busca
- 42 viaturas
- 40 embarcações
- 19 motores de popa
- 2 caminhões
- 1 Auto-Posto Comando
- 1 mini-escavadeira
- 1 quadriciclo
- Drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas
Quais são os dados atuais do RS
O boletim mais recente da Defesa Civil, divulgado às 9h desta terça-feira, 21, mostrou que o estado do Rio Grande do Sul teve 464 dos seus 497 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Até o momento, foram registradas 161 mortes, 806 feridos e um total de 85 desaparecidos. O RS tem 581.633 desalojados e 72.561 pessoas em abrigos. O total de pessoas afetadas pela tragédia é estimado como sendo 2.339.508.
O boletim sobre o impacto das chuvas no Rio Grande do Sul é produzido pela Secretaria de Comunicação do governo do estado diariamente, três vezes ao dia. É divulgado os dados da situação nos municípios afetados pelas chuvas, óbitos, desaparecidos e efetivo empregado. Há também um painel interativo sobre bloqueios em estradas e rotas alternativas, com atualizações do nível das águas, o fornecimento de energia, água e telefonia, o panorama nas escolas estaduais, assim como nos portos e aeroportos.
Leia também:
1. Blumenau registra três deslizamentos de terra devido às chuvas
2. Motorista de aplicativo é alvo de assalto com ameaça de morte em Blumenau; suspeitos são detidos
3. VÍDEO – Mulher é arrastada pela correnteza do rio Itajaí-Açu enquanto segura em tronco, em Rio do Sul
4. Vizinho mata pitbull a golpes de marreta em Blumenau
5. Todas as comportas da barragem de Taió são fechadas
Veja agora mesmo!
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: