“Quero estar entre as melhores do mundo”; conheça a fisiculturista de Blumenau multicampeã
Noemy Santos tem 31 anos e é campeã catarinense, blumenauense e vice-campeã sul brasileira de fisiculturismo
Noemy Santos é uma fisiculturista de 31 anos, formada em educação física que já foi campeã de diversos campeonatos na região. Natural de São Paulo, Noemy mora em Santa Catarina desde os 7 anos. Em Blumenau, ela reside há 4.
A trajetória de Noemy com o esporte começou com o kickboxing e vale-tudo. A atleta diz que sempre gostou de praticar atividades físicas e de competir. No entanto, o professor disse a ela que, para poder participar de competições, teria que fortalecer os músculos na academia.
Como o objetivo na época era se tornar uma atleta de luta, Noemy passou a fazer academia. Devido a um complexo de magreza que sofria, ela se apaixonou pela musculação, pois viu nela a oportunidade de transformar seu corpo.
“Eu sempre tive complexo por ser muito magra. Vi na musculação a oportunidade de transformar meu corpo. Sempre gostei de me desafiar, então encontrei o fisiculturismo e me apaixonei pelo esporte”, conta.
Principais conquistas
Em 2014 Noemy começou a se preparar para as competições de fisiculturismo. Desde então, apesar de ainda ser uma atleta amadora, participou de 10 campeonatos onde conquistou 11 troféus e 3 medalhas.
Noemy é campeã catarinense, blumenauense e vice-campeã sul brasileira. Além disso, foi campeã em Curitiba, São Paulo e em Balneário Camboriú. Ela conquistou também o quarto lugar no internacional e renomado Campeonato Arnold Classic.
Além disso, Noemy também tem uma empresa de consultoria esportiva.
Rotina de treinos
A fisiculturista acorda às 5h e faz 1h de treino cardio, que pode ser esteira, bike ou caminhada. Além do cardio, Noemy treina seis vezes na semana, por cerca de 1h30. Portanto, ela pratica 2h30 de atividades físicas.
“Meus treinos são todos focados no que a categoria pede: um Y. Ou seja, dorsal, costas largas, ombros, e a perna bem desenhada com bastante cortes (…) no fisiculturismo existem várias categorias, a gente sempre tem que se enquadrar e enquadrar o corpo no que a categoria pede. Quem está mais dentro do que a categoria pede, é o campeão”, explica.
Refeições
Noemy faz cinco refeições por dia, geralmente a cada 3h ou 3h30. Ela relata que quanto mais perto da competição, maior é a restrição alimentícia. Isso porque é necessário abaixar o percentual de gordura, para chegar em um nível de definição extremo em que musculatura apareça.
“Quanto mais perto da competição, menos eu como (…) é maior a restrição e também maior o cansaço, porque como a restrição é grande, o deficit calórico também é grande, então consumo muito menos caloria do que deveria. Por isso o esgotamento físico, o cansaço e tudo mais”, explica.
Noemy conta que toda a comida que consome é calculada e pesada. No período que antecede as competições, ela não tem refeições livres e tem que seguir exatamente a dieta. Os alimentos que ela mais consome são frangos, ovos, carne vermelha, arroz, batata-doce e frutas.
Entre as melhores do mundo
Para o futuro, Noemy almeja se tornar uma atleta profissional. Ela está em busca do título já neste ano, por isso, participou de dois campeonatos em 2023, um em Balneário Camboriú e outro em Campinas. Estas competições a classificaram para o Mr. Olympia Amador, que acontece em outubro.
“Quero estar entre as melhores atletas do mundo”, compartilha Noemy.
Caso ganhe o campeonato, Noemy conquista o Pro Qualifer, que é o título de atleta profissional. Nesse mesmo evento, já acontece o campeonato da liga profissional. Caso Noemy se torne uma, já consegue competir também e, caso vença, garante a vaga para o Mr. Olympia, o mais importante evento do bodybuilding, que geralmente acontece em Las Vegas.
“É o maior campeonato de fisiculturismo. O topo máximo que todos os atletas sonham em chegar”, revela.
“A vitória vem com muita luta”
Para Noemy, ter persistência é o principal para quem deseja ser um fisiculturista. Afinal, a modalidade precisa ser vivida 24 horas por dia. “Tudo tem que ser muito bem feito para alcançar o resultado! Então, por mais adversidades que existam, não desista. Porque a vitória vem com muita luta”.
Ela também ressalta que a evolução acontece aos poucos, a cada ano que a pessoa se dedica, por isso, é necessário ter paciência, disciplina e muito amor pelo que faz.
– Assista agora:
Dra. Desirré Bollmann relembra casos marcantes e início da carreira como juíza do trabalho