X
X

Buscar

Bolsonaro segue com grande popularidade em SC, mostra pesquisa

Popularidade Bolsonaro nada em uma invejável popularidade em SC, provavelmente uma das melhores do país. Na pesquisa do Ipec (que sucedeu o Ibope) publicada anteontem, seu governo é avaliado como ótimo ou bom para 48% dos catarinenses, enquanto 30% o consideram ruim ou péssimo. Outro detalhe importante: os três candidatos com mais intenções de voto […]

Popularidade
Bolsonaro nada em uma invejável popularidade em SC, provavelmente uma das melhores do país. Na pesquisa do Ipec (que sucedeu o Ibope) publicada anteontem, seu governo é avaliado como ótimo ou bom para 48% dos catarinenses, enquanto 30% o consideram ruim ou péssimo. Outro detalhe importante: os três candidatos com mais intenções de voto para governador (Carlos Moisés, Jorginho Mello e Esperidião Amin), são de partidos (Republicanos, PL e PP) da base de Bolsonaro.

Dinheiro devolvido
Pareceu inicialmente inacreditável, mas é verdadeira mesmo a notícia de que o Novo devolveu R$ 89,2 milhões do fundão eleitoral reservados ao partido para as eleições desse ano. O dinheiro do contribuinte respeitado, finalmente.

Aliada
Ao assumir, ontem, a vaga de senadora, a viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, Ivete Apel da Silveira (MDB), postou vídeo em rede social declarando apoio à eleição do senador que se licenciou para lhe dar o lugar, Jorginho Mello (PL).

Censura 1
Sobre a censura que sofreu do ministro “supremo” Alexandre de Morais nas redes sociais, o empresário Luciano Hang mandou mensagem perguntando: “Onde está a democracia e a liberdade de pensamento e expressão?” Acrescenta dizendo ter “certeza de que este era o objetivo de toda esta narrativa armada contra mim: tentar me calar. Mas sigo tranquilo, pois tenho a consciência limpa e milhões de brasileiros ao meu lado. Desde que me tornei ativista político luto pela liberdade do cidadão e por um Brasil melhor, mais próspero e justo”.

Censura 2
O empresário teve a página no Instagram censurada, com mais 5,2 milhões de seguidores. O Facebook com quase 500 mil pessoas e o TikTok com mais de 215 mil seguidores também silenciados.

Má vontade
Este espaço, que não tem partido político e sempre procura o candidato ideal, sem nunca encontra-lo, reclama da má vontade da grande mídia, que parece ter um freio para dar notícias boas nestes tempos tão difíceis para todos. Ontem, por exemplo, anunciou-se uma deflação de -0,73% em agosto, a maior desde o início da série, em 1991, e a maioria deu mais importância ao fato de que os preços dos alimentos, planos de saúde e itens de higiene pessoal continuam subindo. Pôxa!

Embolado
Um dado curioso na pesquisa do Ipec para o governo de SC: quando é feita a pergunta espontânea, 64% não têm o voto na ponta da língua quando o entrevistador não apresenta um a lista de candidatos.

Resposta
O candidato ao governo do Estado Jorge Boeira (PDT), ficou estupefato com o posicionamento da Associação Empresarial de Florianópolis por excluir do seu projeto Prosperar SC – Eleições 2023-2026 postulantes cujos “valores são antagônicos” (socialistas) aos da entidade. Para Boeira, que é o único candidato que é empresário, a decisão é antidemocrática e revela desprezo pela inteligência dos eleitores. Sim, uma decisão muito infeliz.

O dobro
O Antagonista, tido como o site jornalístico mais independente, investigativo e opinativo da política do Brasil, dedicou em uma das edições de ontem a SC, destacando que Bolsonaro tem 50% das intenções de voto no estado, contra 25% (a metade) de Lula. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto com 800 pessoas em 39 cidades.

Preço de custo
Não chegou ainda a SC – mas pode chegar nos próximos dias – movimento que começou ontem no Distrito Federal e começou a se disseminar por São Paulo e Rio de Janeiro, onde donos de postos de combustíveis decidiram abrir mão de seus lucros na tentativa de reelegerem Bolsonaro. A maioria deles está vendendo gasolina a preço de custo. Segundo representantes do setor, a ordem é queimar caixa neste momento para que a população possa sentir o bem-estar provocado pelo governo, ao forçar o Congresso a limitar a cobrança de ICMS sobre combustíveis até o fim deste ano. Perguntar não ofende: e quando a realidade voltar?

Bienal
A literatura, que lamentavelmente não merece maior atenção do poder público em SC, tanto no âmbito estadual como municipal, não vai morrer nunca. Um exemplo é a 1ª Bienal do Livro, de São José, que será lançada hoje e realizada dias 8 e 9 de setembro, na sua arena multiuso.