Bolsonaro seria uma liderança mundial se tivesse apoiado a vacinação contra Covid-19 desde o início
Líder mundial
Entre pessoas de bom senso se ouve dizer que se Bolsonaro tivesse apoiado a vacinação contra a Covid-19 desde o início – aproveitando a invejável experiência brasileira nisso, com seu maravilhoso Sistema Único de Saúde – hoje seria, apesar de seus inúmeros defeitos, uma liderança mundial. É inegável que a grande maioria apoia a vacinação. Simpatia atestada, favoravelmente, por 79% dos brasileiros, conforme a última pesquisa do Datafolha que, a propósito, apontou que ela tem apoio de 75% dos catarinenses, gaúchos e paranaenses, ante 84% no Sudeste.
Desolação
A Família Schürmann, catarinense que foi a primeira latino-americana a circunavegar o mundo em um veleiro e que no momento está em viagem de dois anos para testemunhar, documentar e promover soluções para o lixo marinho em águas internacionais, comove com o que vem encontrando e mostrando ao mundo. De chorar ver ilhas remotas no Pacífico tomadas pelo lixo em suas praias. Só entre os mais fortes não rola certa emoção em ver os últimos episódios da família na “Expedicão Oriente”, exibidos pelo canal da National Geographic, na TV por assinatura.
Camisa ecológica
Alguns jornais da mídia nacional fizeram questão de anotar: estreante no Campeonato Catarinense de Futebol deste ano, o Barra, de Balneário Camboriú, apresentou sexta-feira os uniformes do clube para a temporada com uma novidade: suas camisas, com predominância das cores azul e branco, foram confeccionadas com um material que utiliza garrafas pet recicladas.
Luto
Uma lágrima deste espaço para um de seus leitores mais fiéis, crítico e colaborador de anos, até o final de sua vida, sexta-feira, aos 73 anos: Estanislau Emìlio Bresolin, presidente a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC. Profundamente honesto e ético, dentre tantas outras virtudes, seu principal legado, eterno, será no setor de turismo.
Bambu
Pela lei estadual 18.341, sancionada sexta-feira pelo governador Carlos Moisés, foi instituída a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambú.
Inimigo íntimo
A UFSC divulgou uma nota oficial para repudiar vídeos e mensagens compartilhados em aplicativos e redes sociais, produzidas por membros da sua comunidade acadêmica, que contrariam a ciência e disseminam mentiras a respeito da eficácia das vacinas contra a Covid-19.
Neve em campo
O torcedor que ainda gosta de futebol desanima ainda mais vendo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 120 clubes de todo país e agora na fase final. O que espanta é ver centenas de jovens, mal saídos dos cueiros, apresentando-se em campo como se fossem desfilar numa escola de samba, com cortes de cabelo de todo gosto (péssimo, obviamente) e platinado, quase branco, sem contar a profusão de tatuagens, brincos e outros adereços. Parecem não querer exibir o que sabem – jovem futebol – mas aparência, que importa, sim. Fica evidente a falta de preparo, principalmente psicológico, para esses jovens. Assim é que nascem nossos ídolos de barro.
Ações no mercado
O mercado de ações no Brasil e em SC anda excitado por estes dias. Algumas grandes empresas devem lançar cerca de R$ 20 bilhões em ações. Consta que a Marfrig pode assumir o controle da BRF e assim chegar a 52% do controle das outrora catarinenses – agora multinacionais – Sadia e Perdigão.
Referência
Orgulhoso – e porque não haveria de ser? – o Judiciário de SC produziu um protocolo com orientações para a escuta humanizada da mulher em situação de violência, que tem inspirado e motivado ações nacionais, destacadas no recente Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar (Fonavid), no Piauí.
Quanta confusão
No último sábado o Ministério da Saúde emitiu nota técnica dizendo que a hidroxicloroquina funciona e a vacina não. E o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou, em Manaus, a importância do ciclo vacinal completo contra a Covid-19. Acreditar em quem? Isto tudo está passando dos limites do razoável, estressando, não?
Festa adiada
A Prefeitura de Imbituba informa que devido ao avanço dos casos de Covid-19 e influenza na cidade, a esperada 21° Festa do Camarão, prevista para fevereiro, foi adiada por tempo indeterminado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: