X
X

Buscar

Comissão no Senado vota possibilidade de novo feriado nacional no Brasil

Mais um feriado Merecedor ou não são outros quinhentos; o fato é que já temos feriados demais. E vem mais um por aí. Será votado hoje no Senado projeto de lei que cria o de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto. A religiosa foi canonizada em 2019 e tornou-se […]

Mais um feriado
Merecedor ou não são outros quinhentos; o fato é que já temos feriados demais. E vem mais um por aí. Será votado hoje no Senado projeto de lei que cria o de Santa Dulce dos Pobres, a ser celebrado anualmente em 13 de agosto. A religiosa foi canonizada em 2019 e tornou-se a primeira santa da Igreja Católica nascida no Brasil. Na comparação elas por elas, também então merecia ser feriado nacional a data de nascimento, beatificação ou canonização de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, nascida na Itália. Mudou-se para Nova Trento, em SC, quando tinha nove anos.

Recusa da vacina e…
A Assembleia Legislativa admitiu projeto de lei do deputado Laércio Schuster (Podemos), determinando que a pessoa que se recuse a receber a vacina disponível contra Covid-19 (salvo as exceções) seja colocada pela unidade de saúde onde possui cadastro no final da fila para a imunização contra a doença. É um castigo por demais brando. Pessoas assim deveriam receber uma outra vacina, que este espaço transfere para o leitor a melhor indicação.

…dispensa de cartão
A mesma Assembleia Legislativa vai marcar uma audiência pública para debater o despropositado projeto de lei 317/2021, do deputado Felipe Estevão (PSL), que proíbe a exigência de apresentação de cartão de vacinação contra a covid-19 para acesso a locais públicos ou privados no estado. É o caso de se questionar: se não quer ajudar a combater a terrível doença, porque atrapalhar?

Registro oficial
A “Chapa 4 – Mais Avanços! Mais Futuro!”, que tem Claudia Prudêncio como candidata a presidente da OAB-SC, é a única com registro definitivo para o pleito que ocorre na próxima semana, deferido pela Comissão Eleitoral por apresentar 100% de regularidade em todos os 120 candidatos. “É uma chapa limpa, integralmente. Nossos candidatos reúnem todas as condições de elegibilidade exigidas no certame. Nenhum deles responde procedimento ético-disciplinar na OAB-SC ou apresenta inadimplência com a instituição, entre outros quesitos”, destaca a advogada da chapa, Claudia Bressan Brincas.

Negros em Desterro
Com roteiro de Rodrigo Stüpp, produção executiva da Contexto Filmes e trilha do grupo Dazaranha, tudo genuinamente manezinho, acaba de ser lançado o documentário “Negros em Desterro – histórias de resistência”, que faz parte de um projeto nacional do Sesc com 13 obras audiovisuais sobre memórias e patrimônio histórico no país. No ar nos canais do Youtube do Sesc e da Contexto Filmes, o curta metragem traz fatos relevantes de negros que eram 35% da população de Florianópolis em determinado período do século 18. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o filme será exibido hoje para alunos da Escola Básica Municipal Jacinto Cardoso, na Capital, e entre 24 deste mês a 3 de dezembro no Museu Florianópolis, que será inaugurado dia 23, no Centro histórico da Capital.

Unissex
Vai dar o que falar projeto de lei que um deputado estadual pretende apresentar para que se proíba banheiros unissex em espaços públicos e estabelecimentos comerciais em SC. Assunto que merece discussão responsável e sensível, e não impositiva, como deve acontecer, com chancela de um grupo de pessoas querendo se impor diante da maioria.

Álcool e direção
O relatório “Álcool e direção 2021”, divulgado ontem, revela que em Florianópolis já foram flagrados 1.720 motoristas dirigindo sob efeitos de álcool neste ano, 1.676 em Blumenau, 946 em Criciúma e 931 em Lages.

Timbó, capital
O Senado está para aprovar em plenário projeto do senador Esperidião Amin (PP-SC), que concede a Timbó, no Médio Vale do Itajaí, o título de Capital Nacional do Cicloturismo. A relatora é a senadora Mailza Gomes (PP-AC).

Titon, 45 anos
O deputado estadual Romildo Titon (MDB) comemorou segunda-feira 45 anos consecutivos exercendo mandatos eletivos. Começou como vereador em Campos Novos, depois prefeito e a partir daí sete mandatos no Legislativo estadual, tornando-se, ali, o mais longevo dos atuais parlamentares.

Atraso
Após leilão do 5G, o desafio é a legislação: só 28 cidades das mais de 5.500 do país estão prontas, com ela adequada, para receber antenas da próxima geração de telefonia celular, que vai estrear no Brasil em julho de 2022. Em SC, só Florianópolis, porque o prefeito Gean Loureiro é fissurado no mundo digital desde o sempre.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube