Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Efeito da guerra na Ucrânia, frigoríficos de SC cogitam aumentar preço de frangos e suínos ainda neste mês

Efeitos da guerra

Os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia são sentidos na bilionária agroindústria de Santa Catarina. Os inúmeros frigoríficos da região oeste estão sinalizando que tem que aumentar entre 10% e 15% o preço de seus produtos de suínos e frangos no varejo, ainda neste mês. Não é só por causa de exportações suspensas, mas principalmente devido ao espantoso aumento nos insumos nos últimos 10 dias de guerra.

Fertilizantes

Outra consequência imediata é na agricultura. SC necessita, anualmente, cerca de 500 mil toneladas de fertilizantes para preparar o plantio de 1,4 milhão de hectares de lavouras. As culturas que mais necessitam de fertilizantes são soja, arroz, trigo e milho, além de frutas e hortigranjeiros. O consumidor que prepare o bolso.

Afinidades ucranianas

A Embaixada da Ucrânia no Brasil não deu mais detalhes, mas com certeza são originários do Paraná e SC os primeiros pedidos lá feitos por famílias de ascendência ucraniana dos dois Estados dispostas a receber refugiados da guerra. Mas o governo brasileiro, com seu dúbio posicionamento sobre o conflito, parece ainda hesitar sobre o assunto. Uma pena.

Elogio na ficha

O Conselho Nacional de Justiça solicitou ao Tribunal de Justiça de SC o registro de elogio na ficha funcional de sua desembargadora, Salete Silva Sommariva, que integrou um grupo de trabalho do CNJ na elaboração de estudos e propostas para combater a violência de gênero no Brasil. No TJ-SC a magistrada é responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid). O elogio funcional é concedido quando magistrados ou servidores prestam serviços relevantes ao Judiciário que superam as expectativas inerentes às atribuições do cargo. Parabéns.

Espetáculos

Os bons espetáculos estão voltando a SC, como “Cura”, o mais recente trabalho da sempre criativa coreógrafa Deborah Colker, dias 26 e 27, às 21h e às 19h, no Teatro do CIC, em Florianópolis. A apresentação vai contar com audiodescrição para deficientes visuais. “Cura” nasceu de uma angústia pessoal de Deborah, que tem um neto com uma doença genética chamada epidermólise bolhosa.

Leitura no cárcere

O incentivo à leitura adotado com sucesso no sistema carcerário de Joinville, vai ganhar as telas de cinema. Com o título provisório “Palavra Presa”, a cineasta Ilaine Melo prepara um longa-metragem e o juiz João Marcos Buch, da Vara de Execuções Penais, o idealizador e incentivador do projeto, será um personagem de destaque na película, que está em fase de produção.

Inaceitável (1)

Com os R$ 4,9 bilhões que serão destinados à campanha eleitoral deste ano, sacramentados pelo Supremo Tribunal Federal, seria possível construir 500 mil casas populares com área de 50 m2. Se for considerado que cada casa pode acomodar quatro pessoas, poderia dar abrigo a quase dois milhões de pessoas. Isso sem contar que a construção criaria empregos para milhares.

Inaceitável (2)

A propósito, é mais que revoltante saber que o PT utilizou aproximadamente R$ 6 milhões do fundo partidário, retirado dos cofres públicos, para pagar a defesa de Lula, acusado de roubar os mesmos cofres públicos, conforme publicado sexta-feira pela “Folha de S. Paulo”.

Fake news

O Senado publicou nota rebatendo uma fake news que circulou nas redes sociais nos últimos dias. Diz que a Casa “começou a debater a iniciativa da lei de proteção doméstica”, que prevê prisão de quem pregar a sua religião em horas impróprias. O projeto de lei 5.100/2019 estabelece limites para emissão sonora durante atividades em templos de qualquer religião, a serem observados durante o dia e a noite, em zonas industriais, comerciais e residenciais. Além de regulamentar o nível de barulho permitido, esclarece as competências de estados e municípios para a elaboração e aplicação de normas.

Expodefesa

A Base Aérea de Florianópolis será palco, nos dias 19 e 20 de maio, da segunda edição da Expodefesa, feira especializada em material utilizado pelas forças armadas. Há no país 146 empresas que produzem tais materiais.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo