Internações de crianças com Covid-19 em UTIs aumentam 433% em 15 dias em SC
Alerta
Que sirva de alerta para pais negacionistas ou relapsos a informação oficial do governo estadual, emitida nesta semana: as internações de crianças com Covid-19 em UTIs aumentaram 433% em 15 dias em SC (de três para 16 leitos ocupados). Atualmente no estado 129.005 crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose da vacina, o que equivale a apenas 20% da cobertura para essa faixa. Não precisa dizer mais nada.
Erva gourmetizada
A Epagri decidiu entrar na gourmetização da erva-mate, agregando valor à sua cadeia produtiva. No evento Avaliação Nacional e Internacional da Erva-mate, amanhã e depois em Gramado, o enólogo e pesquisador da empresa, Vinicius Caliari, coordenará uma avaliação sensorial (como se faz com vinho e café), em quatro categorias: verde, reposada, tererê e tostada. Em SC já há someliers de chá e agora a indústria está fomentando a criação da categoria de someliers em erva-mate.
Meia-entrada
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado tem para analisar hoje projeto de lei do senador Dário Berger (MDB-SC) que estende a professores da educação básica e profissional o benefício da meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Atualmente, só têm garantido esse benefício os docentes das redes de ensino de estados ou municípios que aprovaram leis locais determinando o desconto. O relator do projeto é o senador Jorginho Mello (PL-SC).
Via-crucis
O contribuinte que precisa dos serviços do Detran em Florianópolis tem que se submeter a uma via-crucis: porque os procedimentos do órgão público não são no mesmo local? Atualmente submete o interessado (incluindo idosos e portadores de necessidades especiais) a um vai-e-vem para diferentes e distantes lugares? Está aí um caso em que o sempre vigilante Ministério Público está se omitindo. É uma causa de grande interesse coletivo.
Emoção
Causou emoção o relato que a deputada Luciane Carminatti (PT) fez de sua experiência com o câncer de mama, diagnosticado no final de 2021 e que a levou a cirurgia ainda em novembro. Falou do choque, medo, angústia profunda, da fase da negação e, finalmente, a superação. Quando em tratamento, atuou decisivamente, com apoio da bancada feminina, para aprovação de emenda no valor de R$ 10 milhões, à Lei Orçamentária, para criar um programa estadual de apoio às mulheres de baixa renda vítimas de câncer.
Quadrilheira
Foi presa domingo no interior do Rio de Janeiro a blogueira Rayane da Silva Figliuzzi, de 24 anos, noiva de chefe de um banco que tinha um imóvel em Copacabana como central de operações para aplicar golpes em SC, especialmente em Balneário Camboriú e Florianópolis. Falsas telefonistas entravam em contato com as vítimas, a maioria idosos, com o intuito de aplicar o chamado “golpe do motoboy”. Debochada, a estelionatária afirmou “não aguento mais pobre” em uma das conversas gravadas pela polícia.
Como funciona
O golpe funciona assim: a vítima – quase sempre idosa – recebe a ligação telefônica de alguém que se passa por representante de um banco do qual é cliente ou de uma loja de departamentos. O golpista, então, pergunta se a vítima fez determinada compra e, com a negativa, avisa que o cartão de crédito foi clonado. O estelionatário, em tom calmo e convincente, informa que irá cancelar o cartão e realizar o ressarcimento. Em diversos casos, afirma que enviará documentos à delegacia de polícia da cidade. Para parecer ainda mais crível, afirma que a clonagem está sob investigação policial e cita nomes dos policiais. A vítima, para evitar a sangria total da conta, confirma seus dados pessoais, bancários e, para completar, informa suas senhas. O criminoso, então, avisa que o motoboy da instituição passará na residência para pegar o cartão, mas faz um alerta: ele deve ser posto em envelope lacrado.
História
A OAB-SC escreve mais uma página na sua história nesta sexta-feira com a posse de Claudia Prudêncio, a primeira mulher em sua presidência em 89 anos. O ato será às 19 horas, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Cláudia foi eleita em novembro passado em um pleito com participação recorde da advocacia, quando compareceram 89,87% dos eleitores aptos a votar. Tem 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis.
Em alta
Acionistas da multinacional catarinense Weg estão rindo à toa, não só com a aprovação, anteontem, de R$ 861 milhões em dividendos complementares, mas também com as ações da companhia, que no mesmo dia fecharam com alta 8,02%.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: