Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Média de idade para aposentadoria dos servidores do estado é de apenas 53 anos

Não fecha
O Instituto de Previdência do Estado (Iprev) informa que a média atual de aposentadoria dos servidores no Estado é de apenas 53 anos de idade. Enquanto isso a expectativa de vida do catarinense é de 79,9 anos. Não há mesmo previdência que aguente.

Exclusão
Os 295 prefeitos de SC estão recebendo um ofício do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, junto com a cartilha “Todos na Escola – Ações para promover a (re) inserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar”. Explica-se: em 2019, 22.529 crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 17 anos, estavam fora da escola no estado. Com a pandemia deve ter aumentado muito mais.

Gatilho
Faz parte da estratégia de flexibilização do uso de armas no Brasil a visita de Bolsonaro, ainda oficiosa, em agosto, a Jaraguá do Sul, que lhe deu 83% dos votos na sua eleição. Viria para dar o primeiro disparo do já instituído “Dia do Tiro” no município, a convite de um clube local. Tiro que nada tem a ver com fuzis, revolveres ou algo do tipo, e sim uma prática esportiva trazida a SC pelos alemães no século 19. Aqui eles têm sua grande e bela festa anual, a Schützenfest (Festa do Tiro), em Jaraguá do Sul.

Aprovação automática
Pobre ensino brasileiro. O Conselho Nacional de Educação orientou as redes federais e estaduais a não reprovarem estudantes na pandemia. Teme que isso poderia causar índices históricos de evasão.

Circulação
Com a flexibilização gradual das restrições impostas para conter a pandemia, as estradas e rodovias de SC voltaram a registrar alta de 35,91% na circulação geral de veículos durante o mês de maio, no comparativo com abril, aponta balanço feito pelo Sem Parar, empresa do grupo Fleetcor e líder no mercado de pagamentos automáticos. O índice representa as passagens em vias de pagamento automático das praças de pedágio.

Sobrecarga
As mulheres catarinenses, gaúchas e paranaenses estão mais sobrecarregadas que os homens com a rotina de trabalho e os cuidados com os filhos desde o início da pandemia, revela pesquisa da Ticket, marca de benefícios de alimentação. O home office tem deixado 85% delas mais atarefadas. Entre os homens é de 40%. Detalhe: a pesquisa mostrou que 46.5% das empresas seguirá em modelo remoto por tempo indeterminado e 18% o adotaram permanentemente.

Negligência
Prefeitos que não estão nem aí para o assunto, atenção: a partir do princípio de que é imprescindível assegurar o direito dos animais abandonados, o TJ-SC manteve obrigação imposta ao município de Canoinhas no sentido de providenciar um centro de tratamento e recolhimento, bem como de dar continuidade a programas de controle de zoonoses e castração.

Liberação
Agora só depende da decisão do governador Carlos Moisés para virar lei projeto legislativo que autoriza o funcionamento de parques de diversão durante a pandemia em SC, obviamente que obedecendo às normas sanitárias e de segurança que serão especificadas em ato complementar do poder Executivo.

Repúdio
Deputados estaduais bateram boca anteontem, mas no final aprovaram duas moções de repúdio. A primeira à UFSC, por não retomar as aulas presenciais de seu Colégio de Aplicação antes de outubro, mesmo após a vacina dos docentes. A outra condenando a distribuição irregular, inclusive dentro de repartições públicas, de material financiado por partidos políticos, sindicatos e outros movimentos de esquerda, em desfavor do presidente Jair Bolsonaro.

Tributação
Foi aprovada na noite de anteontem, no Senado, a tão esperada Medida Provisória 1.034/2021, que aumenta a tributação sobre o lucro de bancos, reduz benefícios tributários da indústria química e retira isenção sobre combustíveis e derivados na Zona Franca de Manaus. A intenção é compensar a redução das abusivas alíquotas de impostos que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha.

Desqualificação
Carlos Moisés e outros 18 governadores convocados pela CPI da Covid, conseguiram uma liminar da ministra Rosa Weber para não precisar se submeter às metralhadoras de Aziz, Calheiros, Randolfo e companhia, que, sim, humilham e tentam desqualificar. Quem foi e está indo lá acaba tendo, uns mais outros menos, sua imagem afetada e até arruinada.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo