Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Na disputa de qual estado vacinará mais rapidamente, SC está em sétimo

Disputa louvável
Está havendo uma disputa nacional entre estados para ver quem mais vacinará rapidamente a população contra a Covid-19. E SC está em sétimo lugar nessa corrida. Com uma população de 5,6 milhões de pessoas com 18 anos ou mais, 38% já receberam a primeira dose e a promessa é chegar a 100% até 23 de outubro. Quem está fazendo tudo para chegar em primeiro – vacinando toda sua população – é o Ceará, até dia 25 de agosto. São Paulo quer chegar até 15 de setembro.

Motociata aqui
Bolsonaro confirmou ontem ao senador Jorginho Mello (PL-SC), que participará de um evento com motociclistas dia 14 de agosto, em Florianópolis, a partir das 8 horas da manhã. O evento está sendo organizado pelo Grupo Motociclista de SC, coordenado por Eduardo Sérgio da Silva. O próprio senador se encarregou pessoalmente de pedir a Bolsonaro que atendesse ao convite.

Aval
No momento o mais graduado catarinense que apita na executiva nacional do Democratas, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, também deu seu aval na decisão unânime, na noite de anteontem, de expulsar o deputado federal Rodrigo Maia (RJ) da agremiação, após críticas e ataques que fez à legenda, em especial ao seu presidente, ACM Neto.


Relatam as folhas sulinas que Carlos Moisés participou de um culto domingo à noite em Tubarão, com direito a discurso. No final, pediu orações para que a má política (e quem a pratica) seja banida de algumas cidades da região onde, segundo ele, lideranças fazem de tudo para impedir obras de seu governo, chegando a tentar sabotá-las ainda quando são um pouco mais que intenção.

Vez das mulheres
A menos de uma semana para a advocacia indicar os seis nomes que irão compor o quinto constitucional da OAB-SC para uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de SC (a eleição é dia 21) a advogada lagunense radicada em Tubarão Patrícia Uliano Effting, desponta como forte concorrente. Com 22 anos de atuação no Direito Público e Privado, referência em discussões importantes sobre o combate ao preconceito e a representatividade das mulheres, entrou na disputa com o objetivo de fazer história na primeira eleição direta da seccional. Na primeira lista de postulantes sabatinados dia 29 de maio, fez 42 votos, apenas quatro atrás do primeiro colocado. Desde 2003 nenhuma mulher ingressou no TJ-SC pelo quinto. Atualmente, dos 90 desembargadores da corte estadual, apenas 16 são mulheres.

Denominação adjetiva
Tem o número 18.141, sancionada dia 11, uma das mais novas leis estaduais de SC, permitindo uma mudança de denominação adjetiva de municípios. Foi para que Curitibanos – que em décadas passadas queria ser a capital do Estado – deixasse de ser “Capital Catarinense do Alho” para assumir outro título: “Coração do Estado de SC”.

Verão
O trade turístico de SC é quem mais está entusiasmado com a promessa do governo estadual de vacinar toda população acima de 18 anos contra a covid até outubro. Alguns hotéis dizem ter notado o aumento rápido de reservas desde segunda-feira. O presidente de uma das maiores operadoras do país, a CVC, Leonel Andrade, prevê que vão faltar hotéis e aviões diante do boom de viagens que vem por aí. Tomara.

Posição
Em seu principal editorial – onde está o que seus donos pensam – e com o título “Uma questão moral”, o jornal “O Estado de S. Paulo” escreveu ontem que “quem preza os valores da cristandade deveria estar na oposição”. Está gerando muita controvérsia.

Fim de taxa
Pauta desde o primeiro dia de mandato do deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC), que é co-autor de um projeto de lei em tramitação no Congresso, a taxa federal (chamada laudêmio) sobre os chamados terrenos de marinha (que são mais de 90 mil no litoral de SC e 600 mil no país) está perto do fim. Bolsonaro anunciou sua extinção em sua última live. A opção que será oferecida é que os atuais ocupantes dos imóveis possam comprá-los da União com descontos de até 25%. Assim, ficarão livres do laudêmio e do foro anual.

Tragédia
De chorar saber que quatro em 10 alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia, conforme pesquisa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com 68.144 jovens de todo o país. Identificou que mais da metade (56%) dos jovens de 15 a 29 anos que estão atualmente afastados das aulas do ensino médio ou superior interromperam seus cursos durante a pandemia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo