Prefeito de Rio Negrinho determina que assessoria não repasse informações à imprensa
Retrocesso
Quando mais se fala em transparência e na necessidade de deixar a população melhor informada, tem prefeito de primeiro mandato que pensa o contrário. Em Rio Negrinho, Caio Treml (PL) determinou que sua assessoria de imprensa não repasse informações a veículos de comunicação. Pergunta: tem algo a esconder ou não está fazendo nada?
Liderança
Uma nova pesquisa feita em SC, agora pelo Instituto Orbis, confirma uma anterior quanto à liderança do governador Carlos Moisés com o índice mais alto de intenções de votos: 16,7%. Em 2º lugar aparece o prefeito de Chapecó (PSD), João Rodrigues, com 10,4%, tecnicamente empatado com os senadores Esperidião Amin (PP), com 10,4%, e Jorginho Melo (PL), que soma 9,1%. Décio Lima (PT) está em 5º lugar com 8,8%, enquanto o senador Dario Berger (MDB) tem 6%. O ex-deputado Gelson Merisio (PSDB) registra 3,5%, um pouco à frente de Odair Tramontin (Novo), com 3%. A pesquisa foi realizada segunda-feira, 26.
Filme reprisado
Vários colunistas políticos nacionais comparam e ida do notório senador Ciro Nogueira (PP) para a Casa Civil do Palácio do Planalto a um fracasso histórico, no governo de Fernando Collor de Mello, quando o então presidente do PFL, Jorge Bornhausen, assumiu a recém-criada Secretaria de Governo. Collor queria manter seu governo distante do jogo político-partidário e, por meio de medidas provisórias, tentar governar. Aí veio uma inflação incontrolável, o desemprego e a corrupção desenfreada do notável PC Farias e companhia. Deu no que deu.
Mulher pesqueira
A Política Estadual da Pesca Artesanal, Industrial, Amadora ou Esportiva, cujo projeto, da deputada Paulinha (sem partido) foi aprovado por unanimidade, além de pretender promover o ordenamento, o fomento e a fiscalização da pesca, tem um avanço histórico: reconhece a mulher pesqueira em SC e também os processos de pré e pós pesca como parte da cadeia produtiva.
Oportunidade
Oportunidade – não oportunismo – perdido por todos os 19 congressistas catarinenses que se omitiram em subscrever mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal para elevar para quase imorais R$ 6 bilhões o valor dos recursos do Fundo Partidário. É assim, nos detalhes, que se revela a índole de alguns dos nossos políticos.
Mais um
Tende a ser disputadíssima a briga pelo Senado em 2022 em SC. As folhas sulinas relatam que o ex-deputado federal Edinho Bez está disposto a entrar na corrida, pelo MDB.
Na Esplanada
O site “O Antagonista” foi quem informou: o senador Jorginho Mello (PL-SC), que é tão fiel a Bolsonaro como uma beata de sacristia, tem seu nome mencionado para comandar um ministério, na reforma que o presidente quer fazer. Pode ser o do Turismo.
Medieval
Parece medieval, mas ainda acontece em pleno século 21. O que move algumas pessoas, como ocorreu em Tubarão anteontem, invadir e vandalizar a catedral diocesana local, quebrar imagens, profanar? Foi a terceira invasão do tipo em três anos.
Melhor assim
Ainda bem que o jornal “O Globo”, ao oferecer um roteiro para quem quer apreciar obras do paisagista Burle Marx para além do sítio que virou Patrimônio Mundial da Unesco nesta semana, não listou a Baía Sul junto ao Centro de Florianópolis. Seria sua identidade maior em um espaço público em SC. Seria, nas devidas proporções, nosso Aterro do Flamengo. Seria.
Defesa civil
Pela lei estadual 1.383, sancionada pelo governador Carlos Moises, os estudantes de SC se igualam ao que já acontece há décadas no Primeiro Mundo quanto à prevenção de desastres naturais: institui o Programa Defesa Civil na Escola, na rede pública e privada, que consiste na realização de atividades educativas voltadas às temáticas de redução de riscos, autoproteção, gestão de desastres e cuidados com o meio ambiente.
Bariatria
O Ministério da Saúde agora classifica a cirurgia bariátrica como um dos procedimentos eletivos essenciais. Deverá ser priorizada na saúde pública e suplementar com retomada dos procedimentos em até 12 semanas, a contar do começo de julho, quando a recomendação foi publicada. No último dado oficial, de 2018, 17% da população de SC padecia de obesidade mórbida.