X
X

Buscar

Projeto propõe que candidatos sejam obrigados a participar de debates eleitorais

Debates Sobre tema aqui comentado: candidatos aos cargos de presidente, governador e prefeito poderão ser obrigados a participar de debates nas emissoras de rádio e televisão, estabelece projeto apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Seriam três, em municípios com mais de 200 mil habitantes, via pool de emissoras. Pacto federativo Ricardo Amorin, o economista mais […]

Debates
Sobre tema aqui comentado: candidatos aos cargos de presidente, governador e prefeito poderão ser obrigados a participar de debates nas emissoras de rádio e televisão, estabelece projeto apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Seriam três, em municípios com mais de 200 mil habitantes, via pool de emissoras.

Pacto federativo
Ricardo Amorin, o economista mais influente do Brasil, conforme a revista Forbes, reclama, em artigo, que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pacto Federativo, que propõe a redistribuição dos recursos públicos para mantê-los mais próximos de quem o gerou (Estados e Municípios), continua parada no Congresso Nacional enquanto se testemunha alguns inaceitáveis disparates. Mostra o caso crasso de SC, que para cada R$ 100 que envia à Brasília, só recebe R$ 20 de volta.

Procura-se
Os candidatos mais endinheirados de SC às eleições deste ano não têm lá tanto interesse em alguns profissionais de comunicação, como assessor de imprensa, como sempre foi no passado. Querem gente que saiba dominar recursos tecnológicos, como entendem os editores de vídeo, designer gráficos e webdesigners.

Insistência
O deputado estadual Sargento Lima (PL) bate o pé pelo menos uma vez por mês da tribuna do Legislativo, como anteontem. Voltou a questionar o comando da Casa sobre a tramitação – parada há quase dois anos – de projeto de sua autoria que retira o título de cidadão barriga-verde concedido ao ex-presidente Lula.

Socorro!
O grau e o medo da violência na cidade do Rio de Janeiro ultrapassa os limites mais toleráveis. Sua Câmara de Vereadores aprovou esta semana a liberação de carros blindados para todos os seus legisladores. Pudera: lá tem pululado casos escabrosos de corrupção.

Deportação
Parente de catarinenses da região de Criciúma que foram deportados recentemente dos Estados Unidos tem relatam, em redes sociais, o drama que passam. Alguns viviam há décadas por lá e de repente tiveram que voltar, forçadamente, muitos trazendo a família. Uns até com algum dinheiro, mas a maioria quase sem nada e com imensas dificuldades para se readaptar e a até voltar a falar português. A maioria se isola, envergonhada e deprimida.

Descendo o muro
O PSDB de SC, que forma uma federação partidária com o Cidadania, vai descer do muro, hoje, quando terá que optar entre apoiar a reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos) ou juntar-se com o PP, que tem como candidato o senador Esperidião Amin. Como sempre ocorre entre os tucanos, seus bicos normalmente não se afinam.

Docentes negros
A Ânima Educação está anunciando novo recrutamento de educadores negros para integrar sua rede em todo o Brasil, entre elas a UniSociesc, em SC, que tem unidades acadêmicas em Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville (duas) e São Bento do Sul, com mais de 70 opções em seu portfólio.

Marmita
Estes nossos tempos de hoje são bicudos mesmo. Pesquisa da Sodexo Benefícios e Incentivos, realizada com 3.931 pessoas em todo país entre os dias entre os dias 13 e 15 de julho, mostra que 65% delas costumam levar marmita para o trabalho. Mas há também as que costumam almoçar em restaurantes que oferecem o prato feito (17,22%), seguido das que comem em restaurante por quilo (14,68%) e em restaurantes à la carte (3%).

Veto
Segue para votação em plenário, na Assembleia Legislativa, com parecer pela rejeição, o veto total do governador Carlos Moisés a projeto de lei do deputado Bruno Souza (Novo) para que fosse alterado de 60 para 180 dias o prazo de validade das certidões negativas de débito estaduais. O Executivo o qualificou como contrário ao interesse público, por interpor dificuldades para a fiscalização tributária e prejuízos à regularidade fiscal.

Judiciário
Será lançado dia 23 no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, o livro “O Poder Judiciário e o Direito na Atualidade – Estudos em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil”. A obra reúne artigos de conceituados magistrados e juristas do país, dentre eles o desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch, do Tribunal de Justiça de SC, junto com o ministro catarinense Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, integrante do STJ.