Por redução de custos, Receita Federal de Blumenau pode ter unidade reestruturada
Há a possibilidade da delegacia ser transformada em agência
Funcionários da Delegacia da Receita Federal em Blumenau aguardam a divulgação de uma publicação oficial para saber o futuro do serviço prestado no local. Após o Governo Federal anunciar a reestruturação da instituição a nível nacional, surgiu a informação de que a delegacia seria transformada em agência. Brasília ainda não confirma a mudança, mas a ideia é enxugar a estrutura, o que pode respingar em Blumenau.
Se a transformação for confirmada, as pessoas que procuram a delegacia para resolver pendências com a Receita Federal não perceberão a alteração. Isso porque, segundo o delegado Daniel Carlos, o serviço mais impactado com a extinção da delegacia é o de fiscalização às empresas.
“Hoje a gente tem a gestão da fiscalização, mas num futuro pode ser que isso migre para uma delegacia especializada. Ela não vai deixar de ser feita, mas será da competência de uma delegacia”, explica Daniel.
A tendência, segundo ele, é que não haja desligamentos caso a delegacia se torne agência. Ao menos não em um primeiro momento. Atualmente, em Santa Catarina, são cinco delegacias. Além de Blumenau há unidades em Joinville, Florianópolis, Lages e Joaçaba.
A delegacia do Vale do Itajaí atende 47 municípios e é a quarta região que mais arrecada, se comparada com todas as regiões do estado e do Paraná. Do total arrecadado anualmente, 30% vem da fiscalização de empresas com massas salariais milionárias. O percentual, porém, é menor que a média nacional, que chega a 60%.