+

Recém-nascido engasgado é salvo por alunos dos bombeiros no Alto Vale

Benício tinha apenas 12 dias

Um recém-nascido de 12 dias que estava sem respirar por um engasgamento foi salvo pelos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) de Rio do Sul no último domingo, 10. Eram cerca de 2h15 quando os pais levaram o pequeno Benício, que nasceu prematuro, ao quartel.

Os pais fizeram barulho para chamar atenção da equipe de plantão e uma das alunas escutou. Ela entrou em contato com o Chefe de Socorro enquanto outros alunos atenderam a família. Rapidamente eles identificaram sinais de engasgamento no bebê e iniciaram as manobras de desobstrução.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Dois alunos realizaram a manobra, que esboçou ruídos e gemidos na segunda tentativa. Neste momento, uma das enfermeiras do Samu chegou ao local e assumiu o atendimento. O recém-nascido logo recuperou movimentos e apresentou cor rosada na pele, sendo encaminhado ao Hospital Regional do Alto Vale.

“Não há palavras para expressar a gratidão pelo salvamento do nosso pequeno Benício”, comentou a mãe. Já o pai desejou parabéns aos alunos: “serei grato para sempre. Vocês são anjos sem asas”.

Corpo de Bombeiros/Divulgação

Orientação em asfixia

Apesar de esta ser uma história com final feliz, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) orienta que em caso de obstrução das vias aéreas por engasgamento, tanto em bebês como em crianças ou adultos, a primeira coisa a se fazer é ligar para o 193. Em casos de engasgamento, principalmente aqueles em que a obstrução é total e não há respiração, cada segundo é crucial.

Acionando o 193, o atendente da Central de Emergências irá lhe orientar sobre as manobras de desengasgamento que devem ser feitas na vítima até a chegada da equipe de plantão.

Leia também:

1. Após não comparecer ao julgamento, assassino de Bernardete Libardo se entrega em Blumenau
2. Sine anuncia mais de 700 vagas de emprego em Blumenau
3. Crianças são hospitalizadas após suspeita de intoxicação por cloro em Indaial
4. VÍDEO – Veja momento que homens entram em loja de informática e furtam notebooks em Blumenau
5. Bebê de 1 ano morre após cair em esterqueira no Oeste de Santa Catarina


Assista agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo