Reconhecimento facial e botão de emergência: as medidas de segurança para 38º Oktoberfest de Blumenau
Apresentação das medidas de segurança aconteceu na manhã desta sexta-feira
Com expectativa de 40 a 60 mil pessoas passando pelos pavilhões, durante todos os dias da festa, as autoridades de Blumenau aumentaram os reforços na segurança. Todas as medidas de segurança foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 29, em uma coletiva de imprensa.
Para a edição de 2023, o uso de câmeras 360º com reconhecimento facial, gravações que registram placas de veículos, drones com zoom de até 30x, e centenas de polícias a pé, de motocicleta, com viaturas e com canil, e até o Tático e Rocam, foram algumas das medidas tomadas para reforçar as ações de proteção da população.
“Ano passado tivemos sucesso nas medidas de segurança, os números foram muito bons, quando comparamos com anos anteriores, e repetir isso esse ano, é ainda mais difícil, por isso estamos focados. Blumenau é conhecida por ser uma cidade de empregos e oportunidades, mas principalmente, por conta da proteção dos cidadãos, e queremos que isso melhore cada ano”, conta prefeito Mário Hildebrandt.
Atuação da Polícia Civil, Militar e Científica
Assim como nos anos anteriores, a Polícia Civil estará atuando dentro da Vila Germânica, com uma delegacia para registro de ocorrências e também com sistema de achados e perdidos. Além disso, houve aumento de policiais civis atuando na segurança, foi realizado um aumento no uso de tecnologias, melhorias na internet – para ser possível registrar boletins de ocorrência mais rapidamente -, e pela primeira vez, a Polícia Civil também irá atuar diretamente no monitoramento de câmeras de segurança.
“Em 2019, os números de furtos de setembro a outubro aumentaram 160%. Já em 2022, de setembro e outubro, o aumento foi de 60%. Apesar de os números terem diminuído, ainda existe uma demanda grande, por isso aumentamos a atuação da Polícia Civil, para garantir segurança para a população”, explica a delegada Juliana de Souza.
A Polícia Científica também estará presente e atuando durante todos os dias dentro da festa. Para esta edição, a novidade é o serviço de identificação de pessoas através de um sistema biométrico, em complemento ao sistema de reconhecimento facial.
Já a Polícia Militar iniciou as campanhas de segurança antes da festa iniciar, com publicidades de conscientização. Nesse ano, a PM terá uma cobertura maior do redor da Vila Germânica, do Parque Ramiro Ruediger, dos terminais de ônibus e da rodoviária, e também darão apoio nos desfiles e nas ruas 7 de Setembro e Beira Rio, do Centro de Blumenau, para possíveis ocorrências.
Além disso, as equipes também irão atuar no monitoramento por câmeras, a atuação através do aplicativo PMSC Cidadão, para registro de ocorrências, e os próprios agentes terão câmeras acopladas às fardas, para melhor registro de tudo.
Minister e Intelbras atuando novamente
A empresa Minister, de soluções para eventos, ganhou a licitação e irá novamente atuar na Oktoberfest de Blumenau. Na edição de 2023, a empresa irá atuar com mais de 234 profissionais que irá cuidar desde a segurança e monitoramento eletrônico dos pavilhões da Vila Germânica. Também terão 220 câmeras em todo o complexo dos pavilhões, e ainda mais 50 câmeras de reconhecimento facial.
Além disso, para a limpeza a festa, serão mais de 300 profissionais cuidando de tudo, e ainda mais os aspiradores e lavadeiras portáteis, e outras maquinas que irão facilitar a limpeza do local.
Toda a parte tecnológica da festa, desde câmeras até as relacionadas as forças de segurança, são todas disponibilizadas através da empresa Intelbras. “A maior novidade deste ano será focada nos PcD. Agora, os banheiros vão contar com botões de emergência, para serem acionados em caso de que pessoas com deficiências precisem de ajuda. Isso vem como mais uma forma de aumentar a acessibilidade da festa”, contou Christian Lemos Botelho, analista de produtos e negócios da unidade de Segurança eletrônica da Intelbras.
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: