X
X

Buscar

Referência em transplantes, Hospital Santa Isabel completa 110 anos; veja como era primeira estrutura

Hospital coleciona prêmios como referência em procedimentos em Santa Catarina e Brasil

O Hospital Santa Isabel completou oficialmente 110 anos de história nesta sexta-feira, 4. Atualmente referência nacional em transplantes de órgãos, com prêmios recebidos nos últimos anos, a instituição surgiu de arrecadações feitas por senhoras da sociedade blumenauense.

Segundo a história, as irmãs da Divina Providência chegaram a Blumenau em meados de 1895, onde por solicitação do doutor Ernst Sappelt, cuidaram de pacientes mais graves em um quarto alojado dentro do Colégio Sagrada Família, no Centro de Blumenau. O tempo foi passando e o espaço ficou pequeno, e por isso, após a busca de recursos com a sociedade blumenauense, no dia 4 de outubro de 1909 foi criado o Hospital Santa Isabel.

Primeira estrutura oficial do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

Desde aquele dia diversas reformas e melhorias começaram e ser feitas. O prédio completo para abrigar dois salões com 20 leitos em cada só ficou totalmente pronto sete anos depois, em 1916.

Hospital Santa Isabel reformado e pronto para atendimento de pacientes, em 1916.

O tempo foi passando e o hospital permaneceu sob a administração da Sociedade Divina Providência até 2015, quando foi repassado à Associação Congregação de Santa Catarina. Atualmente, a instituição conta com 1300 colaboradores e um corpo clínico de 400 médicos. São  mais de 28 mil metros quadrados e 260 leitos, com 30 UTIs e 12 salas de cirurgia.

Aliás, as cirurgias são as especialidades do Santa Isabel. São realizados diariamente procedimentos de diversas especialidades, e principalmente transplantes.

Os dados históricos iniciaram em 2016, quando se tornou o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado do Brasil. Na sequência, em 2017 foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina e em 2018 recebeu o selo ONA nível 1 de Segurança do Paciente e ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina.

Só até setembro de 2019, o hospital já realizou 212 transplantes entre rins, córneas, coração, fígado e pâncreas.

Além disso, em junho deste ano o Hospital Santa Isabel se tornou o primeiro do estado a realizar cirurgias robóticas através do robô americano Da Vinci Si. De acordo com o diretor executivo do hospital, Juliano Petters, neste início a expectativa inicial eram de cerca de 10 cirurgias por mês, número que hoje acontecem praticamente por semana.

“A implantação e consolidação da cirurgia com robô vem dando muito certo, a gente chega a ter três cirurgias com robôs em um dia”, conta Petters.

Apesar da constante de números históricos nos últimos três anos, para e 2020 a expectativa de Petters não é trazer mais nenhuma novidade, mas melhorar os serviços hoje disponibilizados.

“Não devemos ter nenhum novo procedimento, o nosso foco total agora é de melhorar o que oferece hoje, dar mais qualidade aos pacientes”.

Estrutura atual do Hospital Santa Isabel

Contas

O mal de muitos hospitais filantrópicos brasileiros é a situação financeira. De acordo com a diretoria, o hospital Santa Isabel atende atualmente 74% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Por conta dessa situação, acaba tendo um déficit de cerca de R$ 500 mil mensais.

Esse déficit, segundo Petters, precisa ser bancado pela Associação Congregação de Santa Catarina, que mantém as contas.

“Temos agora uma nova política estadual para hospitais filantrópicos, acreditamos que isso vá ajudar a equilibras as contas e melhorar o atendimento”. A expectativa é que o Santa Isabel passe a receber cerca de R$ 1 milhão por mês do governo do estado, a partir de outubro.

Comemoração

Uma série de eventos marcou a semana de aniversário do Hospital Santa Isabel. Nesta manhã de sexta-feira, 4, uma solenidade de homenagens com a participação do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau foi realizada. Confira no vídeo:

Para encerrar a programação, uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina será realizada às 19h, no Quality Hotel Blumenau, para homenagens aos colaboradores, instituições e serviços que se destacaram nesses 110 anos da Hospital Santa Isabel.