Reformas em escola preocupam pais e funcionários em Blumenau; prefeitura se posiciona

Situação foi exposta pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau

Na última semana as aulas voltaram nas escolas de Blumenau. Contudo, reformas na escola de Educação Básica Municipal Bilíngue Oscar Unbehaun, do bairro Água Verde, tem tornado esse retorno mais difícil, segundo funcionários, pais e alunos da instituição. 

No local, seguem acontecendo obras municipais de reforma e ampliação, mesmo com as atividades escolares já tendo retornado. Em fotos enviadas ao jornal O Município Blumenau, é possível perceber que uma parte da estrutura está sem cobertura, além de que os alunos ficam próximos aos espaços do qual estão os entulhos e de onde as obras acontecem. 

Ainda segundo relatos, devido as fortes rajadas de vento que atingiram a cidade em julho, antes do início do recesso escolar, uma parte da estrutura das obras acabou se soltando e quase atingiu quem estava na instituição.

Dentre os relatos também foi afirmado que a escola passou por um período sem abastecimento de água e de energia, então a instituição estava sem luz. 

Outra preocupação que chegou aos pais e funcionários é que a escola está com três portões de acesso, mas há apenas dois vigilantes cuidando de toda a área. Toda a situação foi exposta pelo Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), que demonstrou estar preocupado com a segurança dos funcionários e dos alunos. 

Segundo o sindicato, já haviam sido feitas conversas referente a situação, em conjunto com a Secretaria de Educação de Blumenau, que havia garantido que o retorno as aulas, todas essas situações já estariam resolvidas. Porém, o Sintraseb afirma que ainda há coisas a serem resolvidas. 

Problemas resolvidos 

Desde que as situações começaram a ocorrer, a diretora da escola, Mônica Lunkmoss, afirma que, junto com a comunidade e com a prefeitura, já está organizando e resolvendo os problemas, para os danos serem mínimos. Ela ainda conta que já foram instaladas caixas de água na escola, para resolver o problema de abastecimento. 

Sobre a questão da energia, a diretora explicou que havia muitas quedas de energia, mas que a Celesc foi até a instituição e já sabe o que está causando problemas, e que está trabalhando para resolver o problema das salas. 

A Secretaria de Educação de Blumenau também afirmou já estar ciente da situação. Confira a nota sobre a situação:

“A Secretária de Educação informa que tem conhecimento da situação em relação ao transtorno causado pelas obras na EBM Bilíngue Oscar Unbehaun.  Nessa terça-feira, 1º, o secretário de Educação esteve no local verificando a situação.

Estamos trabalhando para amenizar ao máximo os transtornos no local. Porém, estamos tratando de uma grande obra, que ocorre em toda a escola e com as atividades escolares em andamento. É necessário que as equipes trabalhem no local para que as obras tenham um rápido andamento e sejam finalizadas o mais breve possível. 

A situação da falta de água e luz, já está regularizada na instituição e também todas as turmas estão tendo aulas normalmente. O local onde está ocorrendo as obras está isolado, portanto não tem circulação de estudantes e servidores, assim não oferecendo riscos de segurança para os mesmos”.


Assista agora mesmo!

Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo