A Orquestra de Câmara de Blumenau encerra o projeto “Música para a Vida” em um concerto gratuito, dia 29, a partir das 20h, na Vila Germânica, com a participação especial do músico Renato Borghetti. O espetáculo apresentará ao público músicas eruditas e populares, com canções características da região fronteira do Sul do Brasil, mesclando ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos. A apresentação tem a regência do maestro Daniel Bortholossi e a direção artística de Daniele Girardello.
De acordo com o diretor artístico, Daniele Girardello, a colaboração entre artistas de estilos diferentes oferece uma experiência única e enriquecedora para o público. “Esse tipo de encontro não só quebra barreiras entre gêneros, mas também cria uma sinergia que pode resultar em obras verdadeiramente inovadoras”, afirma. Há cerca de 20 anos, o acordeonista faz show junto com a Orquestra, em projetos pontuais.
Renato Borghetti
No seu primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental. Com um estilo único e a sua gaita ponto, tem realizado diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais. Borghetti mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. Idealizado por Borghetti, em 2010 nasceu a Fábrica de Gaiteiros, um projeto de resgate cultural do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, voltado a educação musical através da gaita para crianças e jovens de 7 a 15 anos.
Orquestra
Desde 1981, a Orquestra eleva o nome de Blumenau e do estado de Santa Catarina para os principais palcos nacionais e internacionais. Apoiada por empresas privadas, sua trajetória consiste em projetos culturais que buscam difundir a música clássica e em alcançar um grande público. Na trajetória da orquestra já passaram excelentes profissionais que conquistaram um elevado nível de qualidade. Entre os maestros que contribuíram para tanto, estão Norton Morozowicz, Claudio Ribeiro, entre outros regentes convidados, como João Carlos Martins, Antônio Del Claro, Tiago Flores e Claudia Feres, para citar alguns. Atualmente conta com o maestro convidado Daniel Bortholossi. A orquestra realizou diversas turnês pelo Brasil e algumas no exterior, em que se apresentaram em famosas salas de concerto da Europa, como a Semana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo.
Esse projeto está sendo possível com o apoio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Mecenato Estadual de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura e os patrocínios das empresas: Havan, Altenburg, Ideal, Volvo Dicave, CartonDruck, Oxford, ICRH Tigre, Karsten, Bermo, Cooper e Artico.
SERVIÇO:
O que: Concerto da Orquestra de Câmara de Blumenau com o acordeonista Renato Borghetti
Quando: dia 29 de novembro, a partir das 21h30min
Onde: Setor 1 da Vila Germânica, na Rua Alberto Stein, 119, Bairro Velha – Blumenau
Quanto: Gratuito