Representante do MEC vem a Blumenau para conhecer patrimônio da Furb

Diretor de Programa da Secretaria de Educação Superior virá no dia 13 de dezembro

Na próxima semana, no dia 13 de dezembro, um novo representante do Ministério da Educação vem a Blumenau para conhecer as dependências da Furb.

De acordo com a assessoria da deputada federal Ana Paula Lima (PT), por enquanto, confirmados, estão o Diretor de Programa da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Adilson Santana de Carvalho e a assessora do Sesu.

A visita deve iniciar por volta de 7h45 do dia 13. Esta agenda serve para conhecer o patrimônio da Furb.

O último movimento realizado a respeito da universidade havia acontecido em julho, quando o MEC determinou a constituição de grupo de trabalho que analisará federalização da Furb.

Federalização da Furb

O MEC realizou visita técnica à Furb e ao campus da UFSC em Blumenau em setembro de 2023. Na data, a Furb realizou a entrega de documentos solicitados pelo Ministério para a continuidade do processo que analisa a viabilidade de federalização da universidade.

Arquivo pessoal

O grupo de trabalho determinado pelo MEC tem como tarefas a análise de uma documentação composta por análise jurídica, análise patrimonial e análise de cenário da educação superior na região, protocolada pela Furb em 2023, além de estabelecer parceria com a Prefeitura de Blumenau e a UFSC.

Terceira universidade federal em SC

O avanço no processo de federalização da Furb e aproximação com a UFSC em Blumenau reforça a proposta de implantação da Universidade Federal do Vale do Itajaí como a terceira universidade federal em Santa Catarina, previsto no Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) que foi sancionado pelo presidente Lula em agosto de 2023.

A proposta foi a segunda mais votada entre as demandas apresentadas ao Ministério da Educação em todo o país. O PPA é um guia para os orçamentos anuais do governo federal e envolve intensa participação popular por meio de votação para a definição de prioridades. A federalização da Furb é uma demanda histórica do Vale do Itajaí com o objetivo de ampliar as vagas públicas na região e oportunizar maior desenvolvimento às famílias catarinenses.

Leia também:
1. Risco de deslizamento em ruas do bairro Vila Nova em Blumenau leva MP-SC a abrir inquérito civil
2. “Dá um jeito da polícia ir embora ou vou te matar”; PM prende agressor de companheira no bairro Velha, em Blumenau
3. Roberto Carlos fará show em Blumenau em abril do próximo ano
4. Professora usa escada e combate incêndio em apartamento de Indaial
5. BluMob irá suspender venda de créditos escolares; saiba a data do fim e do retorno das vendas


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo