GALERIA – Situação de reservatório do Samae em Blumenau preocupa moradores; prefeitura formou comissão para fiscalizar
Vários vazamentos, fissuras e rachaduras são vistos no local
O estado do reservatório de água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) localizado no bairro Escola Agrícola, conhecido como R-3, vem preocupando moradores e vereadores de Blumenau após o rompimento do reservatório da Casan, em Florianópolis.
O reservatório, que fica na rua Victor Leicht, está com aspecto de abandono e, segundo um morador, poucas vezes são vistos trabalhadores no R-3. Várias fissuras, rachaduras e infiltrações também são vistas no local. A entrada no reservatório é proibida.
Veja fotos do local
Os vereadores Diego Nasato e Emmanuel Tuca, ambos do partido Novo, foram até o local após as reclamações dos moradores e agora irão cobrar providências do Samae.
Tuca, nesta sexta-feira, 15, solicitou à Mesa Diretora da Câmara que encaminhe ao Executivo Municipal pedido de providências e realização de laudo técnico da Defesa Civil em relação às condições de segurança e funcionalidade da estrutura do reservatório. Além disso, a solicitação visa também garantir um plano de contingenciamento.
Ele comentou que já conversou com o secretário Carlos Menestrina, da Defesa Civil, sobre a situação do R-3. “Situação delicada pra quem olha. Então, acho plausível que a Defesa Civil venha e emita um laudo para atestar ou não a segurança da estrutura, para evitar uma tragédia como a de Florianópolis”, ressaltou Nasato.
Comissão técnica
Na segunda-feira, 11, o prefeito Mário Hildebrandt designou a formação de uma comissão de especialistas no Samae. Essa comissão terá a responsabilidade de realizar um levantamento da condição de todos os reservatórios instalados na cidade.
O Samae diz que já realiza, de forma periódica, o monitoramento e a manutenção dos mais de 60 reservatórios de Blumenau. No entanto, a comissão formada visa intensificar ainda mais esses esforços.
A primeira reunião da comissão, que teve como objetivo definir as tarefas e prioridades, contou com a participação de três engenheiros (civil, mecânico e sanitarista), três técnicos (cadastro, patrimônio e manutenção), um gerente de manutenção e três diretores (técnico, de operações e administrativo financeiro).
Henrique Carlini, diretor administrativo financeiro, informou que atualmente está em andamento um processo de licitação para a contratação da modelagem hidráulica do Sistema de Abastecimento de Água, com a abertura da licitação ocorrida em 6 de setembro.
Este contrato abrange diversos estudos e projetos executivos, incluindo aqueles relacionados a reservatórios, como o Projeto do Novo Reservatório da Escola Agrícola – R-3. A Comissão identificou a necessidade da futura substituição do R-3 e reforma do reservatório R-1, com previsão de início assim que o contrato de manutenção predial for homologado.
Assista agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: