Residencial de Blumenau é finalista de prêmio internacional de arquitetura

Votação vai até dia 12 de maio

O residencial Kaiserstraße, ou Kaiserstrasse, que está sendo construído na rua Alameda Rio Branco, no Centro de Blumenau, é finalista do prêmio internacional Architizer A+Awards, considerado um dos maiores premiações de arquitetura do mundo.

O prédio, que está previsto para ser concluído em 2024, tem chamado a atenção por ter um design inovador na região. Agora, a equipe do projeto passa pela etapa final, onde irá ser julgada por uma forte equipe de juízes especialistas em espaços e em arquitetura, e também terão votação aberta ao público.

“Claro, que além da etapa do público, também tem a etapa dos juris, com a avaliação deles. Mas só de ter chego até a fase final é uma honra muito grande, por que o trabalho foi avaliado por outros jurados que decidiram que nosso trabalho merecia estar na final. Ainda mais quando se tem um prédio de Blumenau concorrendo com prédios do mundo inteiro, isso é muito importante. Fico muito feliz em fazer parte dessa história. É importante que todos ajudem votando também”, explica Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura.

Para ajudar os projetistas a ganharem, basta entrar no site do prêmio Architizer A+Awards neste link e criar uma conta rapidamente através do e-mail. Na categoria Prédios não construídos – Casas com várias unidades (S < 10 Andares) ou Unbuilt – Multi-Unit Housing (S <10 Floors), e clicar em votar em cima da opção Kaiserstraße, de Alencar Arquitetura, e em seguida em confirmar. Dessa forma, o voto será contabilizado. A votação segue até sexta-feira, 12 de maio. 

Residencial Kaiserstraße

Após a empresa Castelo Engenharia fazer a aquisição de alguns terrenos em uma das ruas mais charmosas do Centro de Blumenau, a Alencar Arquitetura foi acionada, e juntos construíram começaram a pensar em que grande projeto fariam no local. Entre conversas, as equipes decidiram que o local se chamaria de Kaiserstrasse, já que significa Caminho do Imperador e também foi o nome antigo da rua Alameda.

A partir disso, um projeto de desenvolver uma arquitetura contemporânea, mas que mantivesse traços tradicionais de casas antigas de Blumenau. “Apesar de esse modelo de prédio ser uma grande inovação em Blumenau, ele segue as inovações que estão acontecendo pelo mundo. É fácil encontrar esse tipo de estrutura na Holanda, em Nova York, nas grandes cidades do Brasil, como São Paulo, então foi uma forma de a gente trazer mais essa modernização e essa contemporaneidade para a cidade”, conta Nicholas.

Além disso, o espaço vai trazer para cada apartamento a sensação de estar e ser uma casa. Como as casas antigas da rua Alameda, que eram muito floridas, em todo o prédio e também em cada andar, terá vegetação, grama e árvores, como um jardim, e com uma planta livre, no qual o morador pode estruturar o espaço com ele quiser.

O projeto contou com a participação de Alencar Arquitetura, com o arquiteto Nicholas Alencar e Rafael Bauler Theiss, e da empresa Castelo Engenharia, de Guilherme Voltolini.

 Confira imagens do projeto que fica pronto em 2024:

 


Surpreenda sua família com essa deliciosa receita de peito de pato com risoto de tangerina:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo