Resistindo à modernidade: conheça a videolocadora que continua funcionando em Blumenau

Companhia do Vídeo é uma das poucas em funcionamento na cidade, após 24 anos

Em 2020, muitos jovens não sabem o que é alugar um VHS ou DVD para assistir em casa. Ir até a videolocadora mais próxima, escolher entre as centenas ou milhares de opções, levar para casa e devolver até a data estipulada.

Os momentos de conversa entre clientes,  indicando, discutindo e analisando diversos filmes foram se perdendo ao pouco com o fechamento de várias locadoras. O sentimento de nostalgia ficou, mesmo após a popularização de serviços de streaming.

Em Blumenau, algumas videolocadoras ainda funcionam. Entre elas está a Companhia do Vídeo, localizada na rua Francisco Vahldieck no bairro Fortaleza. Com 24 anos de muitas histórias, a videolocadora representa a paixão por cinema de Edgarde Alves e Flaviene  Bernardo.

Os dois se conhecem desde a época de colégio, quando conversavam sobre filmes no tempo livre. Depois de alguns anos longe um do outro, se reaproximaram e, da vontade de iniciar um negócio, surgiu a videolocadora.

A videolocadora está funcionando há 24 anos no mesmo local. Foto: Arquivo pessoal

“É bem puxado, ficamos basicamente sem vida social. Mas é muito bom porque, como já falei, a gente gosta muito desse ramo, a gente curte, somos apaixonados por cinema”, conta Flaviene. 

Os clientes – muitos que fiéis ao local -, viraram amigos. Flaviene conta que muitos deles sentem falta de discutir os filmes, pedir indicações e conversar com outras pessoas que se interessam pelo assunto. “Hoje o consumo é muito rápido e acaba ficando muito raso”, relata Flaviene.

O sentimento de nostalgia é presente nos clientes antigos, que sentem falta da interação e até do cheiro de uma videolocadora, que traz memórias afetivas. “Eu fico com muita pena de uma geração mais jovem que diz que nunca entraram numa videolocadora. Eles não sabem, não tem noção”, conta Flaviene sobre uma geração que cresceu com os serviços de streaming.

Mesmo com a popularização de serviços de streaming, como a Netflix, Amazon Prime e Globoplay, as videolocadoras ainda possuem um ponto forte para competir no mercado: os últimos lançamentos de filmes. Flaviene conta que muitos clientes ainda se surpreendem com o fato dos últimos filmes que estiveram no cinema chegaram antes na videolocadora do que na plataforma de streaming

Muitos podem acreditar que não existem mais locadoras mas a Companhia do Vídeo mostra que é possível se destacar mesmo com o mundo se tornando cada vez mais digital. Com o acervo de DVDs e Blu-rays, a videolocadora de Edgarde Alves e Flaviene Bernado continua oferecendo um pouco da nostalgia de ir ao local, pedir indicações, escolher um filme, assistir e devolver antes do prazo. 

Serviços de streaming ganham força nos últimos anos

Netflix, Amazon Prime, Globoplay são alguns dos serviços de streaming disponíveis para os brasileiros. Com diversos filmes e séries para escolha dos usuários, os serviços ganharam espaço no cotidiano. 

A Netflix, uma das principais empresas do ramo no mundo, começou como um serviço de entrega de DVDs em 1997, na Califórnia. Em 2007, expandiu para o streaming. Hoje é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, com seu catálogo variado e produções exclusivas.

Representante brasileira, a Globoplay ganhou espaço ao disponibilizar aos assinantes o conteúdo produzido pela rede Globo e seus diversos canais. Além de novelas e séries da emissora, a Globoplay também possui filmes e séries internacionais.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo