Restaurantes veganos e vegetarianos conquistam espaço em Blumenau

Apesar de alegarem que ainda há poucas opções, usuários percebem que alternativas vêm aumentando

O número de estabelecimentos com opções para quem possui restrições alimentares tem aumentado muito nos últimos anos. Um dos grupos que mais tem sentido o impacto é o dos vegetarianos e veganos.

A oferta de lanches e pratos sem carne tem se tornado praticamente regra nos estabelecimentos que inauguram em Blumenau. Entretanto, ainda é difícil encontrar opções para quem não consume nenhum produto de origem animal.

Vanessa de Souza parou de comer carne há quatro anos e meio, no início da faculdade de Nutrição. Um ano depois, cortou também o ovo, o leite e seus derivados e o mel. Ela assume que muitas vezes quando sai de casa, a única opção de janta é batata frita.

“Percebo que os restaurantes já evoluíram pensando nos vegetarianos, mas muitos pratos ainda não dá pra adaptar pros veganos. Muitas hamburguerias têm opções sem carne, mas o pão tem leite, por exemplo. Às vezes eu vou com amigos na padaria e não posso comer nada”, explica.

A nutricionista aponta que o maior problema, na visão dela, está nos mercados de Blumenau, que ainda oferecem poucas opções em comparação à outras cidades do país. Atualmente, ela acaba optando por cozinhar em casa para garantir uma refeição nutritiva e mais barata.

Entretanto, Vanessa de Souza e Vanessa Eskelsen, que também está aderindo ao veganismo, concordam que o cenário está se transformando na cidade, oferecendo restaurantes voltados para este público.

Eskelsen começou a mudar a alimentação há exatos três anos, quando cortou a carne, mas ainda acaba se rendendo a alguns ingredientes de origem animal quando precisa sair de casa para comer com os amigos ou a família.

“Eu vi que não adianta perder esses momentos, especialmente com meu pai. Acabo comendo a opção mais próxima que encontro”, afirma. Entretanto, ela também prefere preparar a própria comida para evitar consumir produtos de origem animal.

Apesar de nunca ter gostado de carne, ela tinha certo preconceito com opções veganas. Foi provando um pastel em um festival de música que ela passou a se abrir para alimentos diferentes. Quando percebeu que não precisava consumir carne para ser saudável, optou por cortar o consumo.

“O que me motivou mesmo foi o sofrimento animal, e meio ano depois fui cortando o leite, ovos e derivados. Foi aos poucos”, conta.

Atualmente, Blumenau já conta com três restaurantes exclusivamente voltados ao público vegano na região central da cidade, que também entregam na cidade. O primeiro a inaugurar um espaço na cidade em 2017 foi o Vegecetera, que atende na rua Ângelo Dias das 9h às 18h.

Antes de abrirem o espaço, eles já vendiam salgados veganos na feira livre da Proeb desde 2015. Atualmente, eles oferecem duas opções de pratos feitos no almoço, lanches, sucos, cafés, doces e feijoada vegana nos sábados.

“Minha ideia sempre foi vender apenas produtos que qualquer pessoa, veg ou não, gostaria de comer. Explorar animais não é necessário e deixar de consumi-los sequer precisa ser um autossacrifício, é isso que buscamos mostrar”, explica Eduardo Jardim, um dos fundadores da marca.

Vegecetera/Divulgação

Para o público que gosta de sair para comer à noite, a opção é o Mina Vegan, que fica na rua João Pessoa, próximo ao Parque Vila Germânica. Além de diversos lanches, petiscos, bebidas, sobremesas e doces veganos, eles também vendem produtos alimentícios, de limpeza e de higiene sem ingredientes de origem animal.

“Queria um lugar acolhedor que tivesse todas as coisas que a gente acredita em um só lugar. Queríamos um estabelecimento vegano que além de comida também convidasse as pessoas a curtir, relaxar e manter uma vida social normal sem precisar comer só batata frita”, explica Luiza Siqueira Drey, uma das fundadoras.

Para o trio que concebeu o restaurante, o conceito ia além da comida. Eles queriam focar também na filosofia do veganismo, trazendo eventos e rodas de conversa sobre o tema para abrir a mente das pessoas.

“Cada vez que a gente faz um evento desse tenta ampliar a ideia e trazer novas informações pras pessoas que estão no processo [de transição para o veganismo] pra ver que tem muita gente e muita coisa que você pode fazer”, conta Alan Filagrana, sócio do restaurante.

Mina Vegan/Divulgação

A cidade também possui o primeiro buffet vegano da região, o Bodhilyn, na rua São Joaquim, transversal da rua 7 de Setembro. E o que não faltam são opções. Além de um extenso buffet de saladas, os pratos quentes chamam a atenção pela variedade.

A criatividade vêm da origem da família Pan, que chegou ao Brasil em 1999 após fugir da crise do país natal, Taiwan. Eles não sabiam falar português, mas depois de muita procura escolheram Blumenau para se instalar, especialmente pelo rio Itajaí-Açu.

A culinária do restaurante não leva alho, cebolinha ou cebola, em respeito às tradições. A única exceção ao veganismo no buffet é o ovo, porém todos os pratos que levam o ingrediente estão sinalizados.

Bodhilyn/Divulgação

Para quem procura um café da tarde ou um almoço mais leve, o Currys Coffee & Tea oferece, além de chás e cafés especiais, lanches vegetarianos e veganos e doces sem ingredientes de origem animal. Eles também tem a opção de leite vegetal para as bebidas.

Currys/Divulgação

Opções de entrega

Para quem tiver interesse em experimentar novos sabores na hora do almoço ou nos eventos, também há opções veganas no delivery de Blumenau. Os restaurantes Veggie FoodsAmor & Sabor atendem exclusivamente com entregas.

O primeiro oferece lanches e almoços sem ingredientes de origem animal pelo iFood, aplicativo de entrega que possui uma aba apenas para as opções vegetarianas. Já o segundo possui também almoços caseiros tradicionais, mas com a opção marmitas especialmente vegetarianas e veganas com saladas vindas diretamente da horta deles.

All Veg Food oferece salgadinhos e doces veganos.

Para quem curte pizza, a Veg Pizza oferece sabores vegetarianos e veganos. Eles também estão no iFood. Já a Rodabeda trabalha com mini pizzas veganas artesanais congeladas, cupcakes e outros salgados.

E para quem procura salgadinhos de festa, a All Veg Food produz desde bolinhas de queijo (de batata) e brigadeiros sem leite até os populares torta alemã e pão picante – tudo vegano.

Acessível para todos os públicos

Quem tem vontade de provar opções vegetarianas, mas quer levar os amigos para comer outros pratos, também pode visitar diversos restaurantes que oferecem ambas alternativas. Um dos destaques é a Factory Beira Rio, que desde a inauguração possui opções sem carne.

Lanche com cogumelos pode ser adaptado para versão vegana. Foto: Factory Beira Rio/Divulgação

No tradicional Pepper Jack, que fica na rua Joinville, também é possível encontrar algumas opções sem ingredientes de origem animal. Recentemente, ambos restaurantes também passaram a indicar no cardápio quais opções podem ser adaptadas para veganas.

Outra dica é procurar por culinárias que naturalmente possuem opções sem carne, como a árabe. No restaurante Yali, na rua João Pessoa, há diversas opções vegetarianas e veganas.

Shawarma de Falafel é uma das opções sem carne do cardápio árabe. Foto: Yali/Divulgação

Shoppings de Blumenau

Quem passa o dia a dia nos shoppings da cidade também pode provar comida vegetariana. Apesar de ser fácil encontrar pratos sem carne, ainda existem poucas opções sem leite e ovos. No Neumarkt, o Santé Armazém Nutricional, além de pratos veganos, também oferece opções sem lactose, glúten e açúcar.

Santé/Divulgação

No Park Europeu o buffet colonial Alles Blau oferece bolos e salgados veganos, além de frutas e geleias. As opções de buffet como Nutry Labory, Mistura Brasileira e Sapore Speciale também oferecem opções sem ingredientes de origem animal.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo