Reuniões prévias e expectativas: como foram os bastidores do debate do jornal O Município Blumenau
Debate foi realizado na noite desta terça-feira e contou com participação de todos os candidatos a prefeito de Blumenau
Os candidatos a prefeito de Blumenau participaram do debate promovido pelo jornal O Município Blumenau na noite desta terça-feira, 24. O evento teve seis blocos e durou aproximadamente duas horas e meia. Nos bastidores, antes do debate, os candidatos se reuniram com suas equipes para alinhar as estratégias.
O primeiro a chegar no estúdio do jornal O Município Blumenau foi Ricardo Alba (Podemos). Em entrevista prévia, o candidato disse que estava com ótima expectativa e esperava um debate propositivo.
De acordo com Alba, ele e a equipe repassaram as regras antes do início do evento. O candidato disse que estava acostumado com a participação em debates. Ele conversou com outras pessoas na entrada do estúdio até a hora de repassar formato e regras com a organização.
Após Alba, a candidata Ana Paula Lima (PT) chegou ao estúdio do jornal. Na entrevista pré-debate, Ana Paula relatou que estava com expectativa de mostrar soluções para os problemas de Blumenau.
O encontro entre Ana Paula e a equipe ocorreu no final da tarde desta terça-feira, horas antes do debate. Conforme a própria candidata, a intenção do encontro foi estudar as regras e o formato do debate.
O candidato Delegado Egidio (PL) foi o terceiro a chegar na sede de O Município Blumenau e, na entrevista com a reportagem do jornal, considerou o debate uma oportunidade para mostrar os projetos.
Egidio estava acompanhado de Nelson Santiago, coordenador de marketing da campanha. Ele relatou que a equipe preparou o candidato e abordou, nos estudos, possíveis temas a serem trazidos por Delegado Egidio e temas que poderiam ser tratados pelos demais candidatos.
O quarto candidato a chegar na sede do jornal para o evento foi Odair Tramontin (Novo). O candidato disse em entrevista que a expectativa era positiva. Além disso, Tramontin relatou que esperava um debate para mostrar propostas, trajetórias e que a política tem solução.
Mike Andrew Moretti, coordenador da campanha, disse que a equipe estudou o formato e as regras do debate em reunião semanal. Ele opinou que considera natural a desenvoltura de Odair Tramontin em debates.
Por fim, Rosane (Psol) foi a quinta e última candidata a chegar no estúdio do jornal. Na entrevista prévia, ela disse que a expectativa para o debate era positiva e que avaliou que a campanha está crescendo.
Valério Alves, coordenador de comunicação e marketing da campanha e companheiro de Rosane, disse que, em reunião do partido, o formato do evento foi estudado. Ele relatou que preparou um caminho estratégico para a candidata adaptar da forma que entendesse necessária.
Rápida reunião e intervalos
Quando o debate estava prestes a iniciar, os candidatos se reuniram no estúdio. O diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi, repassou formato e regras novamente. Desta forma, os candidatos puderam tirar as últimas dúvidas. Os assessores acompanharam a conversa final com a organização.
O debate teve dois intervalos, realizados a cada dois blocos. Neste momento, os candidatos tiveram acesso aos seus assessores. Foram apenas cinco minutos de conversa, para alinhar as estratégias para os blocos seguintes.
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: