Revista Blumenau em Cadernos recebe homenagens pelos 60 anos de história
Evento será na Câmara de Vereadores, quinta-feira, dia 23, às 19h
A Revista Blumenau em Cadernos será homenageada nesta quinta-feira, dia 23, às 19h, pela Câmara de Vereadores. A iniciativa marca as celebrações pelos 60 anos ininterruptos da publicação. Na oportunidade serão lembradas pessoas da comunidade que fazem parte desta história. Um dos homenageados na cerimônia é o articulista Enéas Athanásio, que há 40 anos escreve a coluna Autores Catarinenses.
Em circulação desde 1957, a Blumenau em Cadernos, em breve, estará também com a sua publicação na versão online. “Manter um periódico circulando 60 anos de forma consecutiva é uma verdadeira provocação de resistência perante as novas mídias e dinâmicas virtuais”, comenta a diretora do Arquivo Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), professora Sueli Petry.
Após o falecimento de José Ferreira da Silva, idealizador da revista, em 1973, com anuência dos seus familiares, a FCBlu assumiu a responsabilidade de manter e dar continuidade às suas edições. “O tempo passou e as atribuições evoluíram, transpassaram o aspecto de um instrumento capaz de auxiliar na construção da cidadania, identidade e preservação da memória regional, para transformar-se num periódico que faz parte da historiografia catarinense”, afirma Sueli.
Edição número 1
A primeira edição apareceu em novembro de 1957, com o objetivo de “anotar e discutir todos os assuntos de que possa resultar algum benefício ao povo do Vale do Itajaí”, como também “fugir de discussões políticas e não se envolver em lutas partidárias, nem em polêmicas de natureza religiosa”. A periodicidade da Blumenau em Cadernos é bimensal, sendo que ao longo dos 60 anos o periódico vem resistindo às vicissitudes financeiras e de ordem funcional para cumprir o seu papel. Em termos de historiografia regional, representa um referencial inesgotável para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí, especialmente Blumenau.
A partir de 1997, a Revista Blumenau em Cadernos passou por reformulações essenciais para a melhoria da qualidade dos artigos impressos, bem como do aspecto visual e gráfico da edição. Entre essas reformulações, destaca-se a vinculação da revista ao Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, órgão responsável pela preservação e guarda da documentação histórica e administrativa do município de Blumenau. Também houve a nomeação da professora Sueli Petry como diretora e responsável pela coordenação geral das edições bimensais. Além disso, foi criado um Conselho Editorial com a função de analisar os textos enviados à revista, por meio da emissão de pareceres a respeito de artigos publicáveis ou não, conferindo assim maior cientificidade à publicação.
Homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos
Quando: quinta-feira, dia 23, às 19h
Onde: Câmara Municipal de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 55, no Centro)