X
X

Buscar

Revitalização da Prainha: alta nos valores de materiais de construção atrasa obras, diz Secretaria

Prefeitura está avaliando pedido de realinhamento de preços solicitado pela empreiteira

Nesta semana, as obras de revitalização da Prainha, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, completaram um ano de execução desde a retomada, após briga judicial entre a empreiteira responsável pelas obras e a Prefeitura da cidade. Quando reiniciadas, no início de 2021, a expectativa era de conclusão ainda em dezembro, o que não ocorreu.

A alta nos preços dos materiais de construção ao longo de todo o ano passado foram as responsáveis pela lentidão das obras e atraso no cronograma dos serviços, segundo a Secretaria de Obras. Ainda em 2021 a empreiteira encaminhou um pedido de realimento de preços ao município, que ainda está avaliando a proposta. Diante disto, a empresa continua realizando as obras, porém, em ritmo reduzido.

A reportagem do jornal O Município Blumenau entrou em contato com a Secretaria, que, por meio de nota, informou que a estimativa é que a revisão dos valores seja finalizada nas próximas semanas.

A prefeitura não divulgou uma nova expectativa de valores ou prazo para entrega. Quando assinado o contrato, o investimento era de quase R$ 4 milhões.

A revitalização

O projeto da nova Prainha apresenta espaço para as famílias, práticas de esportes e eventos culturais. A reforma da concha acústica prevê um espaço para plateia, permitindo a realização de eventos de música e teatro no futuro.

A reforma do Vapor Blumenau está inclusa no projeto, além da instalação de um espelho d’água em torno do barco. Serão instalados playground para as crianças, mirantes, bicicletários e praça de alimentação.

Divulgação

O local terá espaço para os blumenauenses e turistas caminhar e se exercitar ou aproveitarem sentados nos bancos espalhados. Haverá áreas verdes com grama e canteiros, segundo a planta do projeto de revitalização.

O projeto, segundo Michael Maiochi, secretário de Obras, já prevê possíveis mudanças no nível do rio. O píer terá uma plataforma flutuante e estará ancorado à Prainha, permitindo se adaptar às possíveis mudanças na altura do rio Itajaí-Açu.

Não existem eventos culturais ou esportivos programados para após reabertura da Prainha. De acordo com Maiochi, a revitalização busca criar um novo local para contemplação do rio Itajaí-açu e se tornar um local para turismo e blumenauenses.

No projeto para revitalização da Prainha, estão inclusos:

  • Reforma da Concha Acústica;
  • Espaço e arquibancada voltados para o rio Itajaí-Açu;
  • Píer com estrutura flutuante para esportes náuticos;
  • Mirantes;
  • Playground para as crianças;
  • Reforma do Vapor Blumenau;
  • Espelho D’água abaixo do vapor Blumenau;
  • Praça de alimentação;
  • Pista para caminhada;
  • Estacionamento de veículos automotores e bicicletas.

Alta na construção civil

Principalmente por com do aumento nos valores de materiais, o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) de 2021 foi finalizado com alta de 18,65%. O aumento é o maior da série histórica que iniciou em 2013.

Para se ter uma comparação, em 2020, o aumento foi de 10,16% – valor já considerado alto. Os indicadores são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube