Revitalização da Prainha, em Blumenau, busca trazer nova vida ao local; obras já iniciaram
Previsão é que as obras levem em torno de oito meses para terminar
A esperada obra para revitalização da Prainha iniciou neste mês de agosto com o fechamento do local. A previsão para a finalização de obra é de oito meses, até março de 2021, se o tempo permanecer bom durante o processo. A empresa contratada, na licitação lançada em abril, foi a Obramaster Construtora e Incorporadora, no valor de R$ 3,9 milhões.
O projeto da nova Prainha apresenta espaço para as famílias, práticas de esportes e eventos culturais. A reforma da concha acústica prevê um espaço para plateia, permitindo a realização de eventos de música e teatro no futuro.
A reforma do Vapor Blumenau está inclusa no projeto, além da instalação de um espelho d’água em torno do barco. Serão instalados playground para as crianças, mirantes, bicicletários e praça de alimentação.
O local terá espaço para os blumenauenses e turistas caminhar e se exercitar ou aproveitarem sentados nos bancos espalhados. Haverá áreas verdes com grama e canteiros, segundo a planta do projeto de revitalização.
O projeto, segundo Michael Maiochi, diretor-geral, da Secretaria de Obras, já prevê possíveis mudanças no nível do rio. O píer terá uma plataforma flutuante e estará ancorado à prainha, permitindo se adaptar às possíveis mudanças na altura do rio Itajaí-Açu.
Não existem eventos culturais ou esportivos programados para após reabertura da prainha. De acordo com Maiochi, a revitalização busca criar um novo local para contemplação do rio Itajaí-açu e se tornar um local para turismo e blumenauenses.
No projeto para revitalização da prainha, estão inclusos:
- Reforma da Concha Acústica;
- Espaço e arquibancada voltados para o rio Itajaí-Açu;
- Píer com estrutura flutuante para esportes náuticos;
- Mirantes;
- Playground para as crianças;
- Reforma do Vapor Blumenau;
- Espelho D’água abaixo do vapor Blumenau;
- Praça de alimentação;
- Pista para caminhada;
- Estacionamento de veículos automotores e bicicletas.
O processo para a revitalização
O prefeito Mário Hildebrandt se reuniu em 2018 com o então ministro Vinícius Lummertz (atualmente no PSDB) e recebeu o valor de 4,7 milhões de reais para a revitalização da prainha. A previsão na época era que a licitação fosse lançada até novembro de 2018.