Rio do Sul corre risco de alagamentos nesta terça-feira, aponta Defesa Civil
Nível do rio cresceu muito nas últimas horas e preocupa moradores
A Defesa Civil de Rio do Sul está em alerta para a possibilidade de cheias na cidade. O nível do rio vem subindo rapidamente nos últimos dias, devido às fortes chuvas, e há uma possibilidade de causar alagamentos de ruas ainda nesta terça-feira, 11.
Nesta segunda-feira, 10, o nível do rio subiu cerca de 3,5 metros. Até às 7h desta terça, o nível geral do rio apontava 5,97 metros. Entretanto, conforme dados de sensores de uma região específica – Ponte Dom Tito Buss – o nível alcançou 6,23 metros, às 10h.
“Ontem teve um nível muito grande de chuva, e a chuva de todo Alto Vale acaba desembocando aqui no Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, ocasionando esse crescimento abrupto do nível. Às 14h fecharam a barragem, e o aumento começou a diminuir, mas ainda tem chuva forte caindo”, explicou Renato Abreu, diretor da Defesa Civil do município.
Segundo ele, numa previsão pessimista, ainda para esta terça o nível do rio pode atingir de 7 a 7,5 metros, ocasionando assim alagamento em diversas ruas da cidade. Com essa metragem, nenhuma casa é atingida.
“A gente segue acompanhando. Estamos em estado de alerta e já conversamos também com os abrigos, para ficarem preparados. Amanhã o dia deve ser mais nublado, mas na quinta tem nova previsão de chuva. Se o nível do rio subir mais de 7,5m, estaremos preparados para avisar a comunidade com antecedência, para conseguir retirar móveis de casa e ir para os abrigos, caso necessário”.
– Assista agora:
Gastronomia da Oktoberfest: conheça pratos curiosos e tradicionais da festa