+

Rio Itajaí-Açu baixa, mas condição de deslizamentos continua em Blumenau

Defesa Civil alerta que, mesmo com tempo bom, ocorrências de deslizamentos podem ocorrer neste fim de semana

O pico do nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau foi de 9,50 metros às 23h15 da sexta-feira, 3. Por volta das 9h deste sábado, 4, o nível baixou para 8,57 m. Conforme a Defesa Civil do município, a tendência é de gradual declínio do nível ao longo durante o dia. Contudo, existe a condição de mais deslizamentos de terra acontecerem.

Entre a quinta e sexta-feira, foram registrados 113 milímetros de acumulados médios de chuva na cidade. Portanto, há o alerta máximo de deslizamentos, mesmo com o tempo seco, pois o solo continua encharcado.

“Há o risco alto em todas as regiões de deslizamento, isso vai continuar amanhã [sábado] mesmo que o tempo esteja bom”, alertou o prefeito, Mário Hildebrandt, na noite desta sexta.

Conforme a Prefeitura de Blumenau, nesta manhã de sábado há apenas uma via com bloqueio: a rua José Paulo Barbieri, no Garcia, onde teve dois deslizamentos.

O primeiro, no início da rua, será retirado ainda neste sábado. O segundo, de acordo com a prefeitura, precisa de uma máquina diferente, que será contratada durante a próxima semana para fazer a remoção.

Ocorrências registradas

Até às 8h deste sábado, Blumenau registrou 200 ocorrências por conta das chuvas dos últimos dias. Deste total, 150 foram de deslizamentos.

Confira relação abaixo:

Atualização dos abrigos

Igreja Evangélica Livre – Itoupava Norte
Total de desabrigados: 19 pessoas [atualização na manhã de sábado, 4 de novembro]

Deste total, são seis famílias, 11 adultos, seis crianças, dois adolescentes, quatro cachorros e um gato.


Veja agora mesmo!

Campeã sete vezes no chope em metro: a paixão de Tatiane Choinacki pela Oktoberfest Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo