Rio Itajaí-Açu baixa, mas condição de deslizamentos continua em Blumenau
Defesa Civil alerta que, mesmo com tempo bom, ocorrências de deslizamentos podem ocorrer neste fim de semana
Defesa Civil alerta que, mesmo com tempo bom, ocorrências de deslizamentos podem ocorrer neste fim de semana
O pico do nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau foi de 9,50 metros às 23h15 da sexta-feira, 3. Por volta das 9h deste sábado, 4, o nível baixou para 8,57 m. Conforme a Defesa Civil do município, a tendência é de gradual declínio do nível ao longo durante o dia. Contudo, existe a condição de mais deslizamentos de terra acontecerem.
Entre a quinta e sexta-feira, foram registrados 113 milímetros de acumulados médios de chuva na cidade. Portanto, há o alerta máximo de deslizamentos, mesmo com o tempo seco, pois o solo continua encharcado.
“Há o risco alto em todas as regiões de deslizamento, isso vai continuar amanhã [sábado] mesmo que o tempo esteja bom”, alertou o prefeito, Mário Hildebrandt, na noite desta sexta.
Conforme a Prefeitura de Blumenau, nesta manhã de sábado há apenas uma via com bloqueio: a rua José Paulo Barbieri, no Garcia, onde teve dois deslizamentos.
O primeiro, no início da rua, será retirado ainda neste sábado. O segundo, de acordo com a prefeitura, precisa de uma máquina diferente, que será contratada durante a próxima semana para fazer a remoção.
Até às 8h deste sábado, Blumenau registrou 200 ocorrências por conta das chuvas dos últimos dias. Deste total, 150 foram de deslizamentos.
Confira relação abaixo:
Igreja Evangélica Livre – Itoupava Norte
Total de desabrigados: 19 pessoas [atualização na manhã de sábado, 4 de novembro]
Deste total, são seis famílias, 11 adultos, seis crianças, dois adolescentes, quatro cachorros e um gato.
Campeã sete vezes no chope em metro: a paixão de Tatiane Choinacki pela Oktoberfest Blumenau: