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Rodoanel e revisão de contrato no transporte coletivo: as propostas dos candidatos para mobilidade urbana em Blumenau

O Município Blumenau listou as propostas inseridas nos planos de governo

Todos os 12 candidatos e candidatas à Prefeitura de Blumenau possuem um plano de governo elencando propostas para as principais vertentes do município (saúde, educação, mobilidade urbana e etc). Nesta reportagem, foram elencadas os projetos que cada um possui para a mobilidade urbana.

Como as propostas são extensas, a reportagem não incluiu itens que não estão claros de como serão colocados em prática, como por exemplo “melhorar o atendimento”.

Ana Paula Lima (PT)

Promover a renovação e ampliação da frota de ônibus.

Promover a implantação de mais horários e de mais linhas de ônibus urbanos.

Melhorar os pontos de ônibus.

Promover a adoção de novas tecnologias no transporte público municipal.

Planejar e viabilizar recursos para a recuperação das vias estruturadoras dos bairros, incluindo sinalização, calçadas e ciclovias.

Cobrar do Governo do Estado a conclusão do prolongamento da Via Expressa até a Vila Itoupava.

Retomar Programa de Pavimentação Urbana nos Bairros.

Incentivar o uso da bicicleta com pontos de estacionamentos exclusivos.

Estimular a implantação generalizada de ciclovias e ciclofaixas, facilitando as viagens dos ciclistas.

Adequar calçadas e dotá-las de acessibilidade, com o objetivo de facilitar as viagens a pé de curta distância e priorizar o pedestre na travessia de vias públicas, com a implementação de faixas em todos os cruzamentos e tempo de fechamento de semáforos suficiente para o pedestre cruzar a via com tranquilidade e segurança.

Implantar medidas de trânsito seguro, desenvolvendo estudos e identificando soluções de segurança e fluidez do trânsito, com limites de velocidade próprios para o ambiente urbano, buscando reduzir o número de vítimas no trânsito (mortos e feridos).

Reverter a frota de ônibus movida a óleo diesel para o uso de energia mais limpa, contribuindo para melhoria de qualidade do ar, bem como ampliação da frota e mais linhas híbridas de ônibus.

Reestruturar o SETERB como gestor do sistema com autonomia, estrutura técnica para garantir a efetiva fiscalização e gestão do sistema.

Implantaremos o bilhete único.

Integrar o transporte coletivo da Região Metropolitana, com planejamento conjunto entre os municípios e o Estado de forma a obter melhor atendimento à população.

Rever a política tarifária com objetivo de implantar a tarifa social.

Débora Arenhart (Cidadania)

Buscar novas tecnologias para modernizar e ampliar o sistema de área azul a contribuir para mobilidade urbana.

Viabilizar a estruturação de novas vias de acesso se utilizando das fronteiras municipais tais como Gaspar, Guabiruba, Indaial e Pomerode, aliviando assim o fluxo central.

Implementação e ampliação de novos corredores de ônibus nas principais vias de ligação dos terminais do município.

Integrar os modos de transportes não motorizados: ciclovias com trajetos e pontos do sistema de transporte coletivo, com pistas de caminhadas e com espaços para circulação de pedestres (adaptados à acessibilidade).

Reavaliar condições do contrato de prestação de serviço do transporte público.

Monitorar e adequar o transporte escolar publico e privado.

Atualizar e incluir a possibilidade de estruturação do município para novos meios de transporte, tais como bicicletas, scooter elétricas, transporte de aplicativo entre outros.

Geórgia Faust (PSOL)

Desenvolver o sistema viário de forma integrada ao planejamento territorial, priorizando o transporte coletivo.

Criação do Plano Municipal de Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com base no Desenho Universal, que visa a concepção de objetos, equipamentos e estruturas do meio físico destinados a ser utilizados pela generalidade das pessoas.

Execução do Plano Diretor do município sem a regra das exceções. Subordinando a ocupação do solo à existência de infraestrutura e capacidade viária.

Garantir a realização de audiências públicas deliberativas sobre a implantação de empreendimentos ou atividades com efeitos potencialmente negativos sobre o meio ambiente natural ou construído, o conforto ou a segurança da população, sejam eles públicos ou privados.

Criação de parques lineares, alternativas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais da expansão urbana e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Romper o convenio com a AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí – AGIR. A gestão, controle e fiscalização dos serviços de transporte coletivo serão de responsabilidade do executivo municipal e levarão em conta o interesse público em detrimento ao lucro privado.

Readequar de forma imediata o contrato da concessão dos ônibus, exigindo novos padrões para os ônibus, dando mais transparência e fortalecendo a fiscalização do sistema.

Reorganizar com a participação da população as linhas de ônibus de acordo com as reais necessidades da população.

Criar uma empresa pública de transporte para a operação dos serviços de transporte coletivo.

Reduzir progressivamente o preço das passagens e garantir tarifa zero até o final dos 4 anos do mandato.

Expandir as ciclovias e ampliar bicicletários nos terminais de ônibus.

Elaborar um programa de reforma e adaptação de transportes, estações, praças e calçadas para garantir acessibilidade às pessoas idosas e aquelas com mobilidade reduzida.

Ampliar a Secretaria de Transportes, transformando em uma Secretaria de Mobilidade Urbana, trazendo para si o planejamento cicloviário e criando um departamento focado nos deslocamentos a pé pela cidade.

Priorização do transporte coletivo de massa com qualidade, conforto, confiabilidade e financiado pelo conjunto da sociedade, na redução e em busca da implantação da Tarifa Zero. Com a criação do Fundo Municipal para a Mobilidade Urbana de modo a financiar o arrecadado com as multas de trânsito, propagandas em ônibus e a contribuição empresarial (Vale-transporte).

Ampliação de faixas exclusivas para transporte público ligando todos os Terminais Urbanos e nas principais faixas de fluxo.

Criação de bicicletários e serviços de locação de bicicletas nos Terminais Urbanos, além de equipar uma integração da bicicleta com o transporte coletivo;

Ampliar os horários de circulação de transporte público à noite e durante a madrugada

Ivan Naatz (PL)

Garantir mais mobilidade e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres com implantação efetiva de um Plano de Segurança Viária de Blumenau, tornando realidade a proposta de buscar ampliar a gestão do tráfego urbano, otimizando o controle e reduzindo o número de acidentes.

Otimizar o funcionamento da Central de Controle Operacional, com a Central de Tráfego em Área (CTA), o Sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) e o Sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI), além do Cinturão de Monitoramento, os Talonários Eletrônicos, as Body Cams e novas faixas elevadas.

Buscar maior integração da Guarda Municipal de Trânsito com a população do Centro, bairros e distritos, para desenvolvimento de um efetivo trabalho de prevenção, educação e conscientização para melhorias no trânsito.

Jairo dos Santos (PRTB)

Interligar os modais de deslocamento e ocupação de espaços.

Readequar o sistema de semáforos.

Readequar os sistema de área azul.

Revisar o plano de transporte coletivo visando oferecer meio de deslocamento de qualidade ao munícipe.

Construir equipamentos físicos controladores de tráfego.

Realizar estudo técnico adequado para a tomada de decisões visando, além de não gerar transtornos, garantir conforto e segurança a todos os ocupantes de espaços de todos os modais.

João Natel (PDT)

Descentralizar serviços públicos, levando-os aos bairros, em parceria com o estado e o governo federal, incentivando também que a iniciativa privada desenvolva centros de comércio, serviços e o uso compartilhado de imóveis que combinem atividades econômicas e uso residencial no mesmo imóvel, ou em áreas de curtas distâncias.

Revitalizar as calçadas, investindo na manutenção e acessibilidade, atribuindo a mesma importância a todas as áreas (centrais e nos bairros), através de investimentos diretos da prefeitura e programas de incentivos, para que os cidadãos promovam a acessibilidade nas várias regiões da cidade.

Discussão ampla sobre o transporte coletivo de Blumenau, buscando modelos de sucesso no Brasil e no mundo, promovendo a maior competitividade entre os potenciais concorrentes, com o objetivo de reduzir a tarifa técnica, focando também no controle da
qualidade e uso de frota menos poluente, com fontes alternativas de energia e intermodais.

Ampliação dos corredores de BRT (Bus Rapid Transport), com ônibus biarticulados nos troncais e em horário de pico, com uso de biocombustíveis e eletricidade e com integração com outros modais de transporte, como a bicicleta.

Investir em aplicativos para maior interação com o usuário e responsividade, melhorando a experiência dos cidadãos com o transporte público e incentivando a adoção da intermodalidade e de modais mais eficientes ecológica e economicamente, como bicicleta, caminhada e o compartilhamento de veículos.

Apoio às cooperativas e/ou empreendedor individual de transporte coletivo, como escolar ou de empresas.

Implementar o Plano Estratégico Cicloviário de Blumenau: investir na construção de ciclovias, ciclofaixas e em sua integração com o sistema de transporte coletivo através de bicicletários, paraciclos e sistemas de compartilhamento de bicicletas.

Planejar e construir ruas exclusivas para ciclistas e pedestres, promovendo o comércio nos bairros e um ambiente mais amigável à mobilidade não-motorizada.

Instituir AREAS CALMAS (limitação de velocidade 40 km/hora) nas vias de maior ocorrência de atropelamentos ou próximas a fluxo maior de pedestres como próximo às escolas, instituições de saúde, comércios.

Instalar semáforos inteligentes para pessoas com mobilidade reduzida, com maior tempo de abertura, principalmente em vias rápidas e locais de fluxo intenso de pessoas.

Promover a educação e a informação para o trânsito, conscientizando os motoristas de que as vias são compartilhadas entre automóveis, ônibus, caminhões, bicicletas, motos e pedestres, bem como sinalização para que motoristas fiquem atentos ao trânsito de motociclistas, principalmente em vias de tráfego mais rápido.

Promover ações de integração para educação em mobilidade e transporte, em conjunto com órgãos e outras entidades das áreas de saúde, educação, esporte e lazer, cultura, entre outras.

Estimular e apoiar as empresas e outras entidades a adotar serviços mediados por tecnologia da informação, diminuindo o trânsito de pessoas, promovendo maior qualidade de vida e o comércio e os serviços dos bairros residenciais.

Planejar ações integradas com municípios vizinhos em busca de soluções comuns para o transporte coletivo e de outros modais, especialmente voltado para bicicletas (exemplo: ciclovia Blumenau-Gaspar).

João Paulo Kleinübing (DEM)

Ampliar os corredores de ônibus.

Retornar com as estações de pré-embarque no eixo troncal da cidade.

Implementar melhorias na qualidade do transporte público.

Criar alternativas viárias, desafogando os horários de movimento.

Retomar as ações do Programa Blumenau 2050, criado e implementado com a participação diversas entidades de representação comunitária do município.

Implementar Área Azul Digital.

Promover ações de ampliação de outros modelos de locomoção na cidade.

Mário Hildebrandt (Podemos)

Dar continuidade à execução do Plano de Mobilidade de Blumenau.

Realizar obras e adequações que reduzam os tempos de deslocamento nos
principais corredores viários de Blumenau.

Ampliar as ações de melhoria da mobilidade urbana, de acordo com o Plano de Mobilidade de Blumenau, com a continuidade de obras que já possuem investimentos garantidos, como o Finisa (Caixa) e Open Banco do Brasil, com execução das obras viárias já contratadas nos bairros Itoupavazinha, Salto do Norte, Salto e Itoupavas.

Ampliar a pavimentação de vias secundárias e principais com a finalização do pacote de obras elencadas no Programa BB e FINISA (Pontes e Contenções) com as pontes nas ruas Bruno Kimmichs, Erich Otto, Hermann Baer, Paraíba, Eng. Udo Deeke, Helmuth Trapp, 7 de Setembro (VP 91– Farol), Santa Teresinha e Maike Andresen, bem como recapeamento e revitalização dos corredores de serviços em mais de 30 ruas, totalizando aproximadamente 60km de extensão.

Concluir as obras do Corredor Estrutural Sul que abrangem Estrutural Sul, com obras segmentado em trechos na Alameda Duque de Caxias, Alameda Rio Branco, Ruas Amazonas, Cel. Vidal Ramos e Gertruzes Metzger.

Conclusão do Terminal Oeste com rótula na Rua General Osório.

Implantação de 106 novas Faixas Elevadas, com execução de 50 já licitadas.

Elaborar projeto e executar obra de Urbanização da Margem Esquerda do Rio Itajaí-Açu, com aproveitamento paisagístico a fim de aumentar a funcionalidade como novo espaço de lazer para a população.

Realizar estudo de viabilidade de implantação da Via Projetada 13, que liga os Bairros Velha e Garcia.

Aprimorar a mobilidade urbana através de diferentes modais, por meio da ampliação dos corredores de ônibus, ciclovias, ciclofaixas e calçadas.

Modernizar os pontos de iluminação pública com tecnologia LED no sistema viário, melhorando as condições de tráfego e segurança para a população.

Garantir a sustentabilidade do sistema de transporte coletivo por meio do cumprimento do contrato de concessão vigente e da manutenção da regulação da concessão.

Qualificar o transporte coletivo por meio da criação de novos corredores, integração dos novos terminais urbanos, implantação de novos abrigos e aprimoramento do aplicativo destinado aos usuários do transporte coletivo.

Diminuir o tempo médio de deslocamento entre os trajetos.

Concluir a regularização do prédio da rodoviária.

Mário Kato (PCdoB)

Criação de Empresa Pública Municipal de Transporte Coletivo, primando pela qualidade em estrutura e prestação de serviço, diminuição da tarifa, passe-livre estudantil e aumento de linhas e horários ofertados para a população em geral.

Promover auditoria do contrato de transporte coletivo com a empresa atual, propiciando o aumento de qualidade nos veículos utilizados, redução nas tarifas, aumento das linhas e horários ofertados para a população.

Ampliação dos corredores de ônibus visando reduzir o tempo de deslocamento desse modal de transporte.

Reorganização das linhas do transporte coletivo tendo: linhas centrais, alimentadores nos bairros para os terminais, circulares centrais, Interbairros com a circulação mais periférica. Desta forma, garantindo o aumento dos horários ofertados e abrangência em todas as regiões da cidade.

Integração do transporte coletivo intermunicipal utilizando-se dos Terminais Urbanos.

Estudar a implantação de Trem de Superfície permitindo uma integração entre as cidades do entorno de Blumenau, em parceria com o Governo Federal Estadual e AMMVI – visto o grande número de trabalhadores que realizam esses deslocamentos diariamente, sendo também um mecanismo de desenvolvimento regional.

Integrar a bicicleta e outros modais ao sistema de transporte, com a ampliação importante da rede de ciclovias e criação de bicicletários públicos nos terminais de ônibus e demais regiões da cidade com segurança, estimulando a criação de bicicletários em prédios e condomínios privados.

Criação do Programa de Isenção Fiscal para ordenar a ocupação de pequenos centros empresariais, bancos e serviços nos bairros.

Odair Tramontin (Novo)

Buscar financiamentos de órgãos externos para tentar viabilizar as grandes obras.

Investir na conclusão de obras viárias planejadas há décadas para retirar da região central da cidade o excesso de fluxo de carros.

Ampliar as possibilidades de aproveitamento econômico dos espaços públicos e privados, inclusive praças e passeios, permitindo que a sociedade crie ambientes urbanos mais humanos e atrativos para as pessoas.

Ampliar as possibilidades de aproveitamento econômico dos espaços públicos e privados, inclusive praças e passeios, permitindo que a sociedade crie ambientes urbanos mais humanos e atrativos para as pessoas.

Possibilitar a evolução do sistema de transporte público com a automatização da função do cobrador, reduzindo o custo da passagem e viabilizando a climatização dos veículos coletivos.

Investir em métodos de engenharia que garantam a qualidade das pavimentações, em detrimento da atual maquiagem asfáltica.

Incluir entre as prioridades do Município a ampliação da rede de ciclovias.

Ricardo Alba (PSL)

Efetuar amplo estudo para a implantação de vias e pontes nos bairros, levando em conta o desenvolvimento das regiões do município.

Planejar a cidade para os próximos 20 anos, levando em consideração aspectos como uso do solo e densidade demográfica.

Verificar através de estudos aprofundados a capacidade de crescimento da área central da cidade, prevendo novas edificações e seu impacto na mobilidade urbana.

Incentivar o crescimento urbano ordenado para a região Norte da cidade, com regramento de ações que tragam prosperidade e mais qualidade de vida aos moradores da região.

Ampliar a modernização do sistema semafórico.

Fomentar a implementação e/ou melhorias de calçadas.

Realizar campanha de educação viária para segurança dos ciclistas.

Melhorar a acessibilidade das pessoas nos bairros através de adaptações na infraestrutura urbana e da exigência de passeios públicos (calçadas) em perfeito estado.

Garantir a acessibilidade universal em novos empreendimentos imobiliários e equipamentos urbanos.

Buscar solução conjunta para mitigar a falta de acessibilidade em empreendimentos imobiliários e equipamentos urbanos antigos.

Fomentar a implementação e/ou melhorias de ciclovias, buscando a interligação entre as já existentes.

Promover a integração entre os modais ciclovia-transporte urbano.

Inserir espaços de estacionamento de bicicleta nos terminais urbanos.

Estudar a ampliação de espaços de estacionamento de bicicletas em parques e praças.

Realizar campanha de educação viária para segurança dos ciclistas.

Viabilizar estudo para reduzir ao máximo o número de sinaleiras, substituindo-as por soluções mais inteligentes.

Implantar sistema de conteúdo inteligente de tráfego.

Modernização do sistema de estacionamento rotativo.

Verificar e efetuar a adequação dos horários, tamanho e vias dos veículos de transporte de carga.

Revisão do contrato atual do Transporte Público Municipal.

Buscar, de maneira contínua, a melhoria do transporte coletivo para os usuários.

Efetuar ampla pesquisa com os usuários para verificar necessidades tanto nos veículos quanto nos terminais urbanos.

Garantir 100% da frota com acessibilidade.

  • O Município Blumenau analisa: Desde julho de 2017 todos os ônibus em Blumenau já estão adaptados com acessibilidade.

Aprimorar o aplicativo de monitoramento de linhas e horários do transporte coletivo.

Ampliar a oferta e a interligação de faixas exclusivas de ônibus de modo a enfrentar conjuntamente as causas e os efeitos do desenvolvimento urbano no trânsito e no transporte urbano de passageiros.

Concluir a implantação do sistema integrado de transporte público na região das Itoupavas e do bairro Água Verde.

Viabilizar a construção de pontos de ônibus nos bairros, que permitam mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.

Aprimorar o controle de horários das linhas de ônibus, bem como a divulgação desses horários à comunidade usuária.

Humanizar o sistema de gestão dos terminais urbanos, oferecendo mais segurança e comodidade ao usuário através de parcerias público privadas.

Acabar com os radares móveis.

Ampliar a aplicação de recursos em instrução, educação e na Escola Pública de Trânsito.

Criar o programa Anjo da Guarda, incentivando o cuidado necessário na entrada e saída das escolas com a Guarda Municipal de Trânsito em parceria com a Polícia Militar de SC.

Otimizar a central de controle de tráfego com vídeo-monitoramento por intermédio de câmeras nas principais vias da cidade.

Efetuar campanhas de trânsito para conscientização dos motoristas para a preservação da vida.

Viabilizar um sistema informatizado de acompanhamento do fluxo de trânsito, para gestão por parte da Guarda Municipal de Trânsito e de informação para a população.

Wanderlei Laureth (Avante)

Rodoanel.

  • O Município Blumenau analisa: O candidato não forneceu nenhum detalhe sobre onde e como faria um rodoanel, e nem a existência de um projeto.

Programa pontes nos bairros: será a construção e manutenção de pequenas pontes nos bairros.

Túnel de acesso entre uma rua e outra em área de corredores de acesso rápido. Retirada de todos os semáforos da via, sendo que todos os tuneis de acesso serão ultra modernos. Haverá câmeras de vigilância 24h em toda a extensão.

Fazer rotatórias em todos os locais de cruzamentos que for possível na cidade de Blumenau para dinamizar o trânsito, a exemplo da Rua Hermann Huscher com a Rua Antonio Zendron.

Ampliar os corredores de ônibus e ciclovias.

Reurbanização da malha viária asfáltica.

Transporte: Rever o contrato da Blumob.

Uma nova concessão.

  • O Município Blumenau analisa: Para fazer uma nova concessão, a Prefeitura de Blumenau teria que extinguir o contrato atual, e para isso, seria necessário encontrar irregularidades por parte da empresa, contidas no capítulo XVI da atual concessão.

Exigir ar condicionado e wifi em todos os ônibus.

  • O Município Blumenau analisa: Os ônibus em Blumenau já possuem wifi, como previsto em contrato com a empresa responsável. A exigência de ar condicionado não consta, por isso, para ser exigido, seria necessário uma alteração no contrato.

Diminuir a poluição dos ônibus com utilização de gás natural ou ônibus elétrico.

Estimular o consumo de carro elétrico.

Estimular a bicicleta como meio de transporte e criar novas rotas de ciclovias.

Fazer bolsão de acesso de 2m para motoqueiro ficar em frente aos semáforo e na frente dos carros para sair com mais agilidade e não disputar espaço com os carros.

Fazer uma estação de pré-embarque com minhocão.


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