Roupas feitas com recicláveis viram tema de desfile em escola de Blumenau

Evento acontece dia 11 de setembro

Desde o mês de fevereiro, a professora de Ciências, Mikaella, da EEB Hermann Hamann, localizada na rua August Reinhold, bairro Nova Esperança, em Blumenau, tem se dedicado a promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Com isso, alunos das turmas do quarto ao nono ano têm se envolvido em projetos que visam sensibilizar sobre a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar lixos.

Uma das iniciativas desse aprendizado foi a criação de brinquedos, obras de arte e roupas totalmente recicladas a partir de materiais que, de outra forma, seriam descartados no lixo. Estes trabalhos serão expostos em um evento que acontecerá no dia 11 de setembro: um desfile de moda, onde mostrarão as roupas confeccionadas inteiramente a partir de materiais reciclados.

A professora Mikaella conseguiu apoio de uma empresa que gentilmente forneceu uma passarela e iluminação para o desfile. O evento também vai contar com pessoas da Furb, que ajudaram a fazer as roupas. A educadora encaminhou um vídeo com “spoiler” de roupas que aparecerão no desfile.

Confira o vídeo

Confira alguns dos brinquedos criados

Coletas

Mas a iniciativa da escola não se limita ao desfile de moda. Os estudantes têm trabalhado para coletar tampinhas plásticas, cartelas de remédios vazias e lacres de latinhas, que são doados para causas importantes na comunidade.

As cartelas de remédios são destinadas à vereadora Cristiane Loureiro, que tem apoiado essa ação desde o início, enquanto as tampinhas plásticas e lacres são doados à protetora de animais Cristiane Romualdo.

Mudança de comportamento

A professora Mikaella enfatizou que o impacto mais notável dessa iniciativa tem sido a mudança de comportamento dos alunos em relação ao lixo e ao cuidado com o meio ambiente. “Mudaram seu comportamento sobre o lixo e o planeta. Isso é o mais recompensador. Agora são crianças conscientes e responsáveis”, elogiou.

Ela também comentou estar orgulhosa dos alunos, mas ressaltou que os créditos vão para eles. “O crédito vai para a criatividade dos alunos. Eu só dei a ideia. Eles criaram e me surpreenderam”.


Assista agora mesmo!

No bar da Zenaide, Sargento Junkes bate papo com o protetor animal Diogo Orsi:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo