Gaspar vai definir cotas de enchente para as ruas da cidade
Além do levantamento, a ser feito pela Furb, prefeitura pretende lançar website e aplicativo
A prefeitura de Gaspar vai definir cotas de enchente para as ruas do município. Nesta sexta-feira, 29, será assinado um convênio com a Furb para fazer o levantamento em toda a cidade.
Com as cotas, os moradores terão condições de saber qual o nível do rio Itajaí-Açu correspondente ao risco de inundação em cada rua. Será elaborado um mapa de inundação, criado um website e um aplicativo para que os cidadãos acompanhem as informações.
As informações levantadas são importantes para que, em caso de eventos adversos, a população possa se orientar, além de ser um avanço para o planejamento da cidade.
À frente do projeto está o engenheiro hidrólogo e professor da Furb Ademar Cordero. Ele explica que, para realizar o levantamento da cota de cada rua, uma equipe formada por bolsistas da universidade vai às ruas fazer medições com equipamentos topográficos.
Os trabalhos devem iniciar a partir da assinatura do convênio, com prazo de entrega para o próximo ano. O recurso destinado para a elaboração e aplicação do estudo é de R$ 278 mil.