Sachês para gatos: Engordam? Provocam diarreia? Tire suas dúvidas sobre alimentação úmida para o seu pet
A alimentação úmida atualmente ainda é vista muito como um petisco no cotidiano do animal, mas você sabe da sua importância no dia a dia do felino ou seus benefícios?
Para compreendermos, é necessário interpretar como foi feita a domesticação dos felinos. Originalmente, os gatos vieram de regiões desérticas, ou seja, eram habituados a ambientes com escassez de água.
Com isso, seus rins expeliam o máximo de toxina no mínimo de líquidos, tornando a urina muito mais concentrada que a nossa, e também deixando-os mais suscetíveis a doenças no trato urinário e renais.
Os felinos selvagens mantinham uma alimentação baseada em roedores, que por sua vez, são compostos de 72% do seu peso em água. Quando foram domesticados por nós, sua alimentação começou a mudar em direção a alimentos totalmente secos (rações secas), isso acabou agravando os problemas dos quais eles já eram mais suscetíveis.
Muitos mitos circulam entre os tutores hoje em dia, diversas perguntas surgem, como: os sachês engordam? Eles provocam a diarreia? E o mais perguntado, os sachês tem muito sódio?
Primeiramente, tudo em excesso é ruim. Procure sempre orientação veterinária da melhor forma de associar a alimentação úmida e a seca. A diarreia nem sempre está associada ao sachê, pode estar relacionada com outras causas que precisam ser excluídas antes de tirar quaisquer conclusões.
O mito de que sachês possuem muito sódio é, na verdade, uma falta de informação dos tutores. Eles não possuem muito sódio, eles possuem o suficiente para aumentar a ingestão hídrica dos felinos, ajudando, assim, a prevenir doenças no trato urinário e renais.
Por isso, não deixe de oferecer sachês para o seu gatinho, pois além de ser um alimento que eles adoram, possui grande aceitação, você ainda cuida da saúde dele e, por fim, fortalece o vínculo com seu felino.