X
X

Buscar

Saiba como agir em caso de aparecimento de caramujos nos quintais em Blumenau

Secretária de Saúde orienta moradores sobre exterminação da praga

Com as chuvas intensas no fim da tarde, caramujos podem aparecer e procriar com facilidade. A Secretaria de Saúde de Blumenau orienta os moradores sobre como controlar o aparecimento da praga e as formas mais práticas de conter os caramujos. 

Para começar, o ideal é limpar bem o quintal, removendo os detritos espalhados pelo chão, como galhos, folhas, restos de madeira, que podem servir de alimento e de esconderijo para os moluscos. A equipe da Vigilância Epidemiológica orienta que a captura deve ser feita nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde, quando os caramujos saem para se alimentar.

 “A forma mais eficiente é pegá-los com as mãos, que devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato com o animal, e quebrá-los”, comenta o médico veterinário, José Volnei Oliveira de Ávila. Em Blumenau existem dois tipos de caramujos: o africano e o nativo. Esses tipos de molusco são animais sem predador natural, capaz de liberar de 200 a 500 ovos de uma vez só e transmitir doenças por servir como hospedeiro para vermes.

Outra dica da equipe de epidemiologia para a captura é recolher, também, os ovos que ficam parcialmente sob a terra e proceder da mesma forma usada para os animais coletados. “Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados”, acrescenta o médico veterinário.

“Caso não seja possível enterrá-los, os caramujos e ovos recolhidos podem ser mortos com solução de cloro, três partes iguais de água para uma de cloro e deixados totalmente cobertos por essa solução durante 24 horas, antes de serem descartados. O material ensacado pode ser descartado em lixo comum, mas é preciso quebrar as conchas, para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para a reprodução de mosquitos”, complementa de Ávila.

“Água fervente e incineração também são opções, mas estes procedimentos devem ser realizados em segurança”, finaliza o médico veterinário.

Leia também:
1. Conheça primeira bebê que nasceu em Gaspar em 2024
2. Defesa Civil alerta para chuva intensa até quarta-feira em Blumenau e região
3. Identificada mulher que morreu afogada em rio de Taió
4. Hospital de Blumenau recebe habilitação inédita para realizar tratamento quimioterápico especializado pelo SUS
5. Não é não: presidente sanciona lei que protege mulheres de violência em bares e shows
6. Identificado homem que morreu após carro colidir contra árvore na BR-470, no Alto Vale


Veja agora mesmo!

Mulher por trás do bar: Zenaide conta histórias e quais são os clientes que batem cartão no local: