Saiba como cuidar do seu pet nos dias de frio intenso
Veterinária dá dicas de como proteger os animais de estimação nesta época do ano
O inverno em Santa Catarina tem registrado dias gelados em 2021. Nesta semana, aliás, há previsão para temperaturas abaixo de zero em diversas cidades e mínima de 2 °C em Blumenau.
Assim como os humanos, os animais de estimação também sentem essa mudança de temperatura. De acordo com a veterinária Suzana Deschamps, que atua no Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), em Blumenau, as orientações básicas incluem formas de aquecer os animais, cuidados com a higiene e alimentação.
Se você possui um pet em casa, confira algumas dicas de como cuidar dele durante este período:
Temperatura
Nos dias de temperatura mais fria, a orientação é mantê-los o mais protegidos possível das correntes de ar. Ou seja, não deixá-los em áreas externas ou próximas a portas e janelas abertas. No caso dos animais grandes, a indicação é mantê-los em ambientes ainda mais fechados e disponibilizar cobertores.
No caso dos animais de porte pequeno, além dos cobertores, é orientado também a colocação das roupinhas, que além de fofas, aquecem os pets. Os animais de pelo curto são os que sentem mais frio, por isso, a atenção com eles deve ser dobrada nesse sentido.
“Tem alguns cães que não gostam da roupinha, tem que ver se eles vão se habituar também. Se não se adaptarem, a ideia é mantê-los sempre com cobertores”, explicou Suzana.
Em relação aos gatos, que não costumam deixar colocar roupas, os cobertores são a melhor opção.
Higiene
A orientação é que as roupinhas e os cobertores utilizados nos animais sejam frequentemente lavados, para evitar bactérias e possíveis doenças. Elas também precisam estar bem secas, para evitar problemas a pele dos pets.
“Em relação aos banhos a tendência é diminuir a quantidade e se for possível, levar em petshop, porque lá possuem equipamentos especializados pra secar 100%, evitando problemas na pele”, concluiu a veterinária.
Animais em situação de rua
Normalmente os animais que possuem casa estão mais seguros e recebem o cuidado dos donos. Porém, há muitos cães e gatos que vivem na rua e também acabam sofrendo nessa época do ano, assim como as pessoas em situação de rua.
Diante disto, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do Cepread, prevê a entrega de cobertores à estes animais. A ideia é que, além de protegerem os cachorros que estão em cuidado do Cepread, protetores e ONGs que cuidam dos animais possam receber roupas e cobertores.
Os blumenauenses que quiserem ajudar também podem realizar a doação de roupinhas e cobertores para o Cepread. Ele fica na rua Curt Klein, número 150, no bairro Itoupava Central. O contato é 47-3323-8902.
Além disso, a sugestão é que as pessoas que identificarem animais de rua e tiverem condições, ofereçam abrigo provisório aos pets.
Leia também:
– Saiba quais as recomendações da Defesa Civil para enfrentar onda de frio em Santa Catarina
– Prefeitura de Blumenau disponibiliza contato para atendimentos
– Blumenau reforça serviços para pessoas em vulnerabilidade social
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube