Saiba como estão os processos de adoção em Blumenau durante a pandemia
Encontros entre famílias e equipe técnica têm ocorrido de forma online
Mesmo com a pandemia, os processos de adoção em Blumenau não pararam. Desde o mês de março, 38 crianças e adolescentes foram adotados na comarca de Blumenau, segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Somam-se até o momento, 42 adoções em 2020. Há 177 cadastros de pessoas habilitadas a adotar na comarca da cidade.
De acordo com a comarca de Blumenau do TJSC, devido à pandemia, os processos tiveram continuidade de forma on-line, através de conferência com as partes envolvidas e com a equipe técnica.
Curso passa a ser on-line para pretendentes à adoção
Além disso, o curso de preparação para pretendentes à adoção, obrigatória para quem deseja adotar uma criança ou adolescente, promovido pelo Poder Judiciário através da Academia Judicial, a partir de agora será on-line e dividido por regiões. Os encontros antes eram realizados em cada comarca. Na região do Vale do Itajaí, ele vai ocorrer de 28 de setembro a 11 de outubro.
Entre os temas do curso estão preparação psicológica, motivação e informações jurídicas, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes portadores de necessidades especiais e grupos de irmãos.
Lares temporários durante a pandemia
No início da pandemia, em março, a justiça de Santa Catarina recebeu de várias cidades pedidos para que crianças e adolescentes que estavam acolhidos em instituições fossem encaminhados para lares provisórios. A ação foi motivada como medida para evitar os riscos da Covid-19.
Na comarca de Blumenau, 50 crianças e adolescentes foram encaminhadas a lares temporários em famílias acolhedoras, madrinhas afetivas e lares de funcionários de casas de acolhimento local. Na cidade, o pedido foi feito pela Diretoria de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), da Prefeitura de Blumenau.