Saiba como estão os trabalhos de dragagem no rio Itajaí-Açu em Rio do Sul
Obras iniciaram em maio
Iniciaram em maio os trabalhos de melhoria fluvial para diminuir o risco de enchentes e desastres no Alto Vale. Para realizar a ação em Rio do Sul, foi montada uma estratégia de engenharia para limpeza, desassoreamento e dragagem de 8,2 km, no primeiro momento.
A partir de um porto para acesso dos equipamentos, o rio recebeu quatro conjuntos formados por uma balsa, uma escavadeira hidráulica, um rebocador e um container para receber o material. Em outra frente, em terra, é feita a limpeza de áreas de bota-fora e bota-espera que recebem o que foi retirado do fundo das águas.
“A gente vai dragar, limpar, fazer desassoreamento em todo o estado de Santa Catarina. Começamos pelo Alto Vale pela dificuldade que as pessoas têm aqui, pelo sofrimento passado. A gente não esquece, as pessoas choram, perdem tudo, vem enchente de novo e mais enchente e ninguém faz nada. Então nós estamos fazendo esse trabalho que além de evitar morte, evitar tragédia, vai ajudar a economia de Santa Catarina”, pontuou o governador Jorginho Mello ao vistoriar os trabalhos na última quinta-feira.
Serão realizadas batimetrias, a medição da profundidade do rio, antes e depois do serviço realizado para comprovar a melhoria. Nessa primeira etapa, o governo do estado investiu R$ 16,2 milhões na execução da limpeza. O perímetro escolhido foi dividido em três: 0,70 km do trecho do rio Itajaí do Sul, 3 km do rio Itajaí do Oeste e 4,5 km no rio Itajaí-Açu.
“A expectativa que a gente tem é muito boa. Hoje a gente tem um número de máquinas tanto dentro, no leito, quanto nas margens. A nossa expectativa é que o trabalho ocorra dentro do prazo, de maneira tranquila, é claro que existe a condicionante e o risco do tempo. Mas hoje todo o trabalho que vem sendo feito e executado pela empresa está dentro do cronograma e a nossa expectativa é que finalize sem maiores percalços”, disse o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Leia os destaques da semana:
1. Ex-diretor do Samae de Blumenau seria mandante de tiros na casa de Michael Maiochi, segundo relatório da Polícia Civil
2. Prefeito Mário Hildebrandt confirma que Complexo do Sesi será de Blumenau
3. A blumenauense que criou loja virtual para vender produtos do grupo coreano BTS
4. VÍDEO – Motociclista flagra e compartilha ‘barbeiragens’ do dia dia do trânsito de Blumenau e acumula seguidores
5. GALERIA – Prefeitura realiza evento de lançamento da 39ª Oktoberfest Blumenau na Vila Germânica
Veja agora mesmo!
A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento: