Saiba como observar o alinhamento de Júpiter e Saturno no céu de Blumenau e região
Evento astronômico semelhante aconteceu pela última vez em 1226
Nesta segunda-feira, 21, um fenômeno astronômico raro irá acontecer: o alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, no mesmo dia que inicia o Solstício de verão, no hemisfério sul, e de inverno, no hemisfério norte.
De acordo com o astrônomo chefe do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, quem olhar para o céu irá observar que os dois planetas estarão visíveis ao anoitecer, no oeste, mais precisamente onde acontece o pôr do sol desta segunda-feira em Brusque e região.
Por estar próximo do Natal, o alinhamento recebeu o apelido de Estrela de Belém. Sobre a história do fenômeno, o astrônomo comenta que “para os povos antigos, os alinhamentos de planetas eram marcados por grandes transformações. Eles acreditavam que deuses estavam em festa e se encontravam para fazer alguma celebração divina”.
Ele informa que os alinhamentos dos dois planetas são muito raros. Após este, somente haverá outro em 5 de novembro de 2040, a leste, antes do nascer do sol, na constelação zodiacal de virgem, se repetindo somente em 15 de março de 2080.
Porém, ele destaca que mesmo voltando a acontecer a cada 20 anos, o evento não possui sempre a mesma proximidade e outras características.
Souza informa que evento semelhante ao que ocorre nesta segunda-feira, aconteceu em 4 de abril de 1226. Na época, aconteceu a conjunção entre Júpiter e Saturno e o planeta Vênus ao nascer do sol, ao leste. E o fenômeno ocorreu na constelação zodiacal de capricórnio, como o atual.
“Para a astronomia tal fenômeno é importante, pois é justamente neste período que podemos estudar e fotografar os dois planetas no mesmo tempo e para o leigo fica mais fácil identificar tais planetas no céu”, comenta o astrônomo chefe.
Como observar o fenômeno
Souza destaca que é possível observar o evento astronômico usando um pequeno telescópio. Deve-se ficar de frente para oeste, onde acontece o pôr do sol.
Um pouco acima do horizonte irá encontrar dois planetas de forma quase imperceptível sem instrumento óptico como o telescópio. O astrônomo informa que são semelhantes a uma estrela brilhante um pouco alongada.
Assista ao vivo
A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), irá transmitir o fenômeno ao vivo pelo YouTube, partir das 18h. O evento terá os comentários do prof. Dr. Ednardo Rodrigues da equipe do Grupo de Astronomia da Seara.