X
X

Buscar

Saiba como participar de projeto gratuito de capoeira que segue até novembro em Blumenau

Para participar, é preciso seguir alguns requisitos

Seguem até novembro as aulas de capoeira do projeto Capoeira Ancestral, na Associação de Moradores Vila Jonas Neves, no bairro Fidélis, em Blumenau. As aulas de Capoeira de Angola são ministradas pela premiada capoeirista e compositora de capoeira, Mestranda Kallú, e acompanhadas pela gestora artística do projeto e capoeirista Profª Acerola (Yuli de Oliveira).

As aulas gratuitas iniciaram no mês de março e são voltadas para crianças e adolescentes, na faixa etária entre 10 e 15 anos, residentes no bairro Fidélis ou proximidades; estudantes de escolas públicas; com vagas preferenciais para Pessoa Com Deficiência (PCD), negritude, indígena, terceira idade e imigrante.

Como contrapartida social, em agosto deste ano o projeto ainda prevê as seguintes ações: aula aberta com a Mestranda Kallu, no Parque das Itoupavas; apresentação acessível integrando a Polinização do Coletivo Colemeia, na Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto; apresentação + Roda de Conversa acessíveis (Librase audiodescrição), com Mestranda Kallú e Acerola, no COLMEIA, evento que ocorre nos dias 24 e 25 de agosto, no Teatro Carlos Gomes.

Projeto cultural Capoeira Ancestral

O projeto cultural Capoeira Ancestral é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo D+ Áreas, por meio do Edital de Chamamento Público SMC, n. 2/2023. Toda a comunicação online do projeto conta com acessibilidade através de audiodescrição e todas as apresentações contam com a presença de intérprete de Libras.

Está sendo realizada uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis que será destinada à própria comunidade do Fidélis, através da Associação de Moradores Vila Jonas Neves, que distribui os donativos. O projeto ainda contemplou para as ações 10 tablados de tatame, 15 uniformes para os alunos e equipamento de som (caixa + microfone). Acompanhe as novidades pelo Instagram.

Mestranda Kallú e a capoeira

A capoeira ée uma expressão cultural e esporte afro-brasileiro de origem negra e herdada dos povos escravizados, que mistura arte marcial, dança e música. É caracterizada pela sua abrangência multidisciplinar, sendo valorizada pela sua relevância esportiva, cultural e educativa.

Hoje, a Capoeira é um instrumento muito utilizado em diversos projetos sociais e educativos por todo país, enfocando seus mais variados aspectos, como a dança, identidade racial, arte, luta, defesa pessoal, desporto, lazer, educação, folclore, preparação física e filosofia de vida.

A Mestranda Kallú é uma compositora, instrutora e mestranda em Capoeira, sendo uma das poucas mulheres atuantes na área atualmente. Ministra aulas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2011. Kallú, faz viagens nacionais e internacionais levando sua capoeira ancestral, capoeira com valores e princípios, aplicada como instrumento de transformação, e de evolução mental e espiritual.

Foi Eleita Capoeirista Destaque pelo Oscar da Capoeira, em 2006, organizado pelo Mestre Vica (SP); recebeu a homenagem de Capoeirista Completa (toca, canta, joga e leciona); Medalhista de ouro dos Jogos Regionais de 2011, segue sendo a única pessoa a receber uma medalha de ouro; foi eleita a Melhor Berimbalista e Melhor Compositora, pelo Prêmio Dandara Zumbi em 2021; eleita a Melhor Compositora de Capoeira em 2022, pelo Prêmio Dandara Zumbi.

Leia também:

1. Trabalhadores da Coteminas de Blumenau realizarão ato em SP nesta quarta-feira
2. Poste pega fogo e deixa parte de Blumenau sem internet
3. Médica de Blumenau explica como fez homem cego voltar enxergar
4. Blumenauense Iuri K lança single “Me apaixono fácil”
5. Humorista Diogo Portugal faz show gratuito no Norte Shopping em Blumenau; saiba como assistir


Veja agora mesmo!

Cafeteira no carro? Sargento Junkes bate-papo com o famoso Isidoro sobre experiências automotivas: